Eduardo Brasil
Repórter
Não podemos dizer que estamos dando o pontapé inicial para que finalmente saibamos conviver com a seca, porque ele já foi dado e há muito tempo pela nossa competente secretária, Elbe Brandão. Mas, certamente é uma arrancada para que finalmente tenhamos condições plenas de conviver com a seca.
Assim manifestou o prefeito Tadeu Leite, na tarde desta quinta-feira 15, ao participar de evento em que a secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas recepcionou com artistas e a imprensa de Montes Claros, em ambiente decorado com obras de Konstantin Christoff, o renomado arquiteto Gustavo Pena, responsável pelo projeto arquitetônico do Centro de referência para convivência com a seca, que doará ao município a pedido dela.
(foto: XU MEDEIROS)
Elbe fala ao arquiteto Gustavo Pena, à sua esquerda,
tendo ao fundo obras de Konstantin
Para o chefe do executivo, a construção do prédio de seis andares com mil metros de edificação, em terreno a ser doado pelo município, de 5 mil m2, aproximaria a população ainda mais da realização de um velho sonho – o de não se deixar abater pelas conseqüência anuais das longas e repetitivas estiagens e delas até tirar proveito para a melhoria da qualidade de vida.
- A construção do prédio não é tarefa difícil. Difícil, ou mesmo um desafio, digamos assim, será dotá-lo de estrutura física adequada para que tenha um efetivo funcionamento – acrescentou o prefeito, apelando para uma ação pluripartidária que assegure a concretização dos projetos estruturadores que o governo estadual garantiu para o Norte de Minas, a partir do centro de referência em Montes Claros.
DONOS
O governador Aécio Neves ressalta a questão importante do pertencimento – disse a secretária Elbe Brandão, observando que Montes Claros e o Norte de Minas passarão a ser os responsáveis por todo o equipamento do Centro de referência para convivência com a seca, disponibilizado pelo governo para que seja gerido da melhor forma, através de ações não somente de organismos do Estado, mas de outras entidades.
- O governo defende e deseja uma gestão compartilhada – completou.
De acordo com Elbe Brandão, o centro, que será implantado pela sua secretaria em parceria com a secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior abrigará seis núcleos que tratarão dos estudos e das tecnologias voltadas ao convívio sustentável com o clima semi-árido. Ainda segundo ela, as obras serão iniciadas assim que o projeto arquitetônico for concebido, dentro de noventa dias, e já contariam com recursos de pelo menos 400 mil reais. A previsão é de estejam concluídas em um ano.
Ainda ontem o arquiteto Gustavo Pena, na companhia da secretária, de representantes do município e da imprensa fez uma visita aos terrenos que a prefeitura doará para a construção do prédio – próximos da Amams, da Unimontes e do parque municipal Milton Prates.
- Queremos um local mais central que o que a Fundetec (Fundação de Desenvolvimento Tecnológico de Montes Claros) havia cedido para a construção do prédio, na região do Distrito Industrial, até mesmo porque ele próprio será uma referência também da moderna arquitetura assinada pelo talentoso, respeitado e admirado Gustavo Pena, a quem aproveito para, em nome do povo de nossa região, reforçar agradecimentos pela rica colaboração que nos concede e que tanto nos orgulha – concluiu Elbe Brandão.