Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Acontece amanhã no auditório da Sociedade Rural, a partir das 9h da manhã, o XIV Congresso de Vereadores da Área Mineira da Sudene. De acordo com o presidente da Avams-Associação dos Vereadores da Área Mineira da Sudene, Abelard Carlos Pimenta, o objetivo deste evento é fortalecer a classe.
A Avams tem 20 anos de existência e conta atualmente com mais de 800 vereadores associados abrangendo 94 municípios.
Abelard salienta que, a entidade passa no momento por um período de transição, sendo que ele está a seis meses presidindo a associação, entretanto, já foram realizadas neste curto espaço de tempo, seis reuniões na Serra Geral de Minas, Microrregião do Alto Rio Verde Grande e Microrregião do Alto São Francisco, Microrregião do Alto Rio Pardo, Microrregião do Vale do Peruaçu, Microrregião do Médio São Franscico e Microrregião do Baixo São Francisco.
BANCADA
Abelard Carlos Pimenta ressalta a importância da chamada bancada do Norte, composta pelos deputados estaduais eleitos na região e também dos deputados federais que estão disponibilizando todo apoio ao evento.
Lembra que foram convidadas para o congresso, o vice-presidente, José de Alencar, o governador Aécio Neves, vice-governador, Antônio Augusto Anastasia, o presidente da assembléia legislativa do Estado de Minas Geraes, Alberto Pinto Coelho, o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, a secretária de Estado Extraordinário para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas e os deputados estaduais e federais e estaduais.
Segundo ele, assuntos considerados relevantes, como, por exemplo, a redução do número de vereadores e a queda da verba repassada às câmaras municipais serão debatidos no encontro. Afirma ainda que no final do congresso será entregue um relatório completo do atual momento por que passa a região, principalmente, no que se refere à questão da seca, este será encaminhado para o governador, e o presidente Luis Inácio Lula da Silva.