Montes Claros é dividida em regiões de planejamento

O ano de 2016 tem sido de profundas mudanças na gestão pública em virtude dos desdobramentos de fatos relacionados à crise econômica, institucional e política pela qual passao Brasil, exigindo dos gestores mais organização e planejamento. Já inserida nessa nova demanda, a prefeitura de Montes Claros dividiu o municípioem 19 regiões, além das regiões englobadas por cada um dos distritos, com o objetivo de elaborar um planejamento estratégico que garanta o desenvolvimento socioeconômico de forma coordenada e integrada. Com a medida, instituída através do Decreto Municipal nº 3.393, de 17 de maio de 2016, a partir de agora, cada uma das secretarias municipais vai elaborar seu planejamento de acordo com as regiões definidas, estabelecendo uma rede colaborativa dos serviços públicos. A expectativa da administração municipal é que o planejamento integrado seja concluído até o final deste ano.

Jornal O Norte
Publicado em 26/05/2016 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 16:02.







Foto: Wilson Medeiros

A iniciativa visa uma melhor aplicação dos recursos municipais e a promoção de mais qualidade de vida para a população

 

A partir deste mês, o município de Montes Claros fica dividido em 19 regiões de planejamento, além das regiões englobadas por cada um dos distritos. A iniciativa da administração municipal, instituída através do Decreto Municipal nº 3.393, de 17 de maio de 2016, tem como objetivo definir o planejamento estratégico para o desenvolvimento do município.

A definição das regiões segue os setores censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e possibilitará a obtenção de dados estatísticos de cada região, criando a possibilidade real do acompanhamento dos índices de desenvolvimento humano da população e a implementação de ações setoriais de forma racional e coordenada.

Cabe agora a cada uma das secretarias municipais elaborar seu planejamento de acordo com as regiões definidas, com o objetivo de garantir ações coordenadas e, ao mesmo tempo, de buscar a integração com as demais secretarias.

INSTRUMENTO GESTOR
A divisão das regiões leva em consideração que o planejamento estratégico é instrumento gestor das políticas públicas da administração municipal, além de ser um importante fator do desenvolvimento socioeconômico de Montes Claros, sobretudo por visar uma melhor aplicação dos recursos municipais, bem como a busca de melhor qualidade de vida da população.

A medida leva em conta a eficiente organização do espaço urbano, estabelecendo uma rede colaborativa de serviços públicos. Também são objetivos da medida garantir a sustentabilidade das diversas regiões da cidade, com a universalização dos serviços de saneamento, educação, saúde, segurança, mobilidade, lazer, esportes e desenvolvimento econômico; construir um ambiente social favorável à convivência harmônica e saudável entre os munícipes; modernizar e manter espaços públicos de convívio social, garantindo a preservação do meio ambiente; buscar a excelência na gestão municipal, com a atuação transparente e aplicação eficiente dos recursos públicos.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por