O debate sobre a valorização da educação física e do seu profissional é um dos temas principais de encontro que acontece nesta terça-feira ,06, em Montes Claros, em mais uma etapa do Seminário Legislativo Esportes, Infância e Adolescência - Caminho para a Cidadania. O evento é organizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com entidades mineiras ligadas ao esporte. Ele acontecerá a partir de 8 horas, na Sala Geraldo Freire (Rua Dr. João Luiz de Almeida, 40 - Centro), perto da Câmara Municipal.
O encontro de Montes Claros é o terceiro dos quatro que acontecem no interior, antes da etapa final que será realizada no Plenário da ALMG, de 25 a 27 de novembro. O primeiro encontro foi em Poços de Caldas (Sul de Minas), no dia 29, seguido por Patos de Minas, no dia 1º de outubro. O último encontro do interior será em Juiz de Fora, na Zona da Mata (8/10).
Além de representantes da prefeitura e dos Poderes Legislativos estadual e municipal, a etapa do Norte de Minas contará com a participação do secretário executivo do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro. Um panorama da realidade local será traçado pelo secretário municipal de Saúde de Montes Claros, José Geraldo Drumond.
Nos encontro regional serão discutidas as 40 propostas elaboradas pelas Comissões Técnicas Interinstitucionais (CTIs) formadas por técnicos e especialistas indicados pelas entidades participantes das reuniões preparatórias do seminário. Também será eleita uma comissão de representação que terá o papel de acompanhar, junto aos poderes públicos, os desdobramentos das propostas apresentadas.
Entre essas propostas está a substituição gradativa de professores e profissionais irregulares de educação física, inabilitados ou em desvio funcional; e o estímulo e desenvolvimento de um sistema permanente de bolsas para atletas de alto rendimento, mediante parceria entre poder público, iniciativa privada, universidades e clubes.
O seminário terá painéis com exposições de especialistas em esportes, grupos de trabalho e debate final. Os temas propostos foram divididos em dois grandes eixos: o esporte de formação e de participação na infância e na juventude; e o esporte de rendimento na infância e na juventude. Cada um deles inclui temas específicos, tais como o esporte como mecanismo de cidadania e prevenção à criminalidade; discussão de políticas públicas e legislação. Outras questões são ainda mais polêmicas, a exemplo do combate ao assédio moral e sexual no esporte, dopping e trabalho infantil. (Fonte: A.I. ALMG)