Samuel Nunes
Repórter
Em coletiva à imprensa concedida na manhã de ontem, 03 de abril, em Belo Horizonte, e transmitida ao vivo pela rede de TV Petrobras, e com participação de jornalistas de alguns dos veículos de comunicação de Montes Claros, o presidente da Petrobras- Biocombustível Alan Kardec Pinto, ressaltou a importância da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à cidade para a inauguração da Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro, nome este dado, em virtude da importância do antropólogo não somente para a cidade mas, para todo o país.
(fotos: XU MEDEIROS)
Jornalistas da cidade participam de coletiva concedida
pelo presidente da Petrobras - Biocombustivel.
Afirma que a usina recebeu investimento da ordem de 95 milhões, tendo capacidade para produzir 55 milhões de litros e podendo abastecer 33% do consumo de biodiesel de Minas Gerais.
LOGÍSTICA
O presidente da Petrobras- Biocombustível afirma que Montes Claros possui uma excelente logística ferroviária e rodoviária, tendo inclusive a Ferrovia Centro Atlântica, que pesou sobremaneira para a instalação da usina na cidade.
Alan Kardec Pinto frisa que a usina dispõe de recursos tecnológicos que permite o acompanhamento de todas as fases do processamento do Biocombustivel em tempo real. Revela ainda que desde a implantação da usina na cidade, foram gerados 1.900 empregos diretos sendo que no momento a usina tem 80 trabalhadores sendo 54 efetivos.
Entretanto, o objetivo da Petrobras- Biocombustiível é a geração de emprego e renda no campo, tendo como meta trabalhar com 20 mil agricultores familiar, no momento 8.200 famílias já foram contratadas.
Alan Kardec Pinto destaca que a usina produz 50 mil metros cúbicos de Biocombustivel, sendo que há expectativa de que brevemente venha a produzir 80 mil metros cúbicos.
BENEFÍCIOS
Indagado pela reportagem durante a coletiva sobre como os pequenos agricultores podem disponibilizar a matéria prima para a produção de Biocombustiível, o representante da Sudene, Francisco Cavalcanti, salienta que este tem que ter renda agrícola pequena e que de fato dependa desta atividade como meio de subsistência.
Ele afirma que o órgão parceiro da usina na cidade é a Emater que disponibiliza inclusive assistência técnica aos agricultores. Francisco Cavalcanti questionado sobre os resultados práticos da 5° reunião deliberativa da Sudene à cidade, afirma que esta é uma forma também de incentivar a classe empresarial a apresentar a demandas para a Sudene resultando naturalmente no desenvolvimento e o progresso da região, incentivos inclusive fiscais.
Já Miguel Rossetto, diretor de Desenvolvimento Agrícola, Suprimento e Comercialização da Petrobras Biocombustível e responsável por garantir a matéria-prima para todas as unidades produtoras de biodiesel da estatal. Afirma que como forma de garantir tranquilidade aos pequenos produtores, revela que estes terão acesso a uma linha de financiamento, onde será disponibilizado um seguro, em virtude do longo período de estiagem na região.