Renata Martins
Repórter
Na tarde de ontem, quinta-feira, foi assinado convênio que permitirá a construção de dez telecentros de informática na cidade. A secretária extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, São Mateus e Norte de Minas, Elbe Brandão, diz que é necessário acreditar no cidadão e dar oportunidade de crescimento a ele.
(foto: XU MEDEIROS)
O diretor da Soebras Ruy Muniz e a secretária extraordinária
Elbe Brandão: juntos pelo desenvolvimento regional.
Para a construção do projeto foi disponibilizada uma verba de R$ 250 mil, obtida através de emenda parlamentar apresentada pelo deputado estadual Ruy Muniz - DEM. O projeto foi viabilizado através da Soebras – Associação Educativa do Brasil, que tem sede em Montes Claros.
O presidente da APASE – Associação de proteção ambiental, saúde, educação, segurança alimentar e assistência social, uma organização da sociedade civil de interesse público, Cristiano Dias Júnior, afirma que esse é o primeiro protocolo a ser assinado. Segundo ele, a APASE tem o objetivo de trabalhar pelo crescimento do Norte de Minas.
O contrato foi assinado por representantes da APASE e do IDENE – Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas. Os telecentros vão funcionar nos seguintes locais: unidade da igreja Matriz – paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José; Companhia do sonho; São Geraldo; Centro artesanal Maria de Nazaré; Acomoc; Unidades Ruy Lage, JK, São Luiz, João Pinheiro, São Norberto e Amazonas.
O número de computadores instalados em cada centro varia com o tamanho da área de atendimento: de cinco a vinte máquinas, que serão usadas pela população de forma gratuita.
A professora Tânia Raquel de Queiroz Muniz, diretora da Funorte – Faculdades Unidas do Norte de Minas, diz que a região do grande Santos Reis precisava de um apoio como esse. Segundo ela, o bairro tem grande parte da população carente da cidade e que, sem esse incentivo, a maioria deles não teria contato com a era digital.
A previsão é de que em dois meses todos os centros estejam em funcionamento. O deputado Ruy Muniz colocou toda a estrutura da rede Soebras à disposição do projeto.