Sensibilizado com a questão de saúde em Montes Claros e com a falta de leitos nos hospitais, o enfermeiro José Carlos Gomes, servidor do Hospital Universitário há 9 anos, iniciou um movimento para mostrar à população a importância do Hospital das Clínicas Mário Ribeiro ser credenciado para atender pelo SUS. “A saúde não tem inicio nem fim, é um contexto. Sozinhos não conseguiremos atender toda a demanda. Temos que trabalhar em parceria. O HC tem todas as condições de funcionar pelo SUS”, diz.
Para José, saúde não tem partido, não tem preço, e a ampliação do setor é necessária. Alerta para a qualificação dos conselhos de saúde e afirma que o conselho não pode ter cargo vitalício. “Estamos provocando essas mudanças pra ver se conseguimos andar. O nosso foco é ter parceiros para humanizar a saúde e beneficiar a cidade. Nossos colegas, assim como os vereadores estão envolvidos”, diz.
Em um único setor do HU, entre janeiro e abril foram cerca de 25 mil atendimentos. Outros desistiram de lutar por uma vaga. “Com o Hospital Mário Ribeiro atendendo pelo SUS, este problema será amenizado e a saúde revigorada. Precisamos que o governo entenda isso e que a população saiba dessa alternativa”, pede José Carlos. (MV)