O senador Hélio Costa - MG, o deputado federal Saraiva Felipe - MG e o presidente da Eletrobrás, Silas Rondeau, indicados pelas bancadas do PMDB no Congresso, foram anunciados oficialmente nesta quarta-feira como novos ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A posse será amanhã, sexta-feira, no palácio do Planalto. A nomeação dos três ministros foi antecipada na edição de sábado, 02 de julho, de O Norte.
O porta-voz da presidência, André Singer, confirmou que Hélio Costa irá para as Comunicações, no lugar do deputado Eunício Oliveira, também do PMDB; Felipe assumirá a Saúde no lugar do petista Humberto Costa; e Rondeau irá para a pasta Minas e Energia, que vinha sendo ocupada interinamente por Maurício Tolmasquim desde que Dilma Rousseff assumiu a Casa Civil.
André disse ainda que Lula anunciará outras modificações amanhã, quando retornar da reunião do G8, grupo dos sete países mais industrializados mais a Rússia. Lula se encontra na Escócia desde ontem, quarta-feira.
MINISTÉRIO DAS CIDADES
A principal decisão que o presidente guardou para tomar na volta da viagem está relacionada ao ministério das Cidades. O PMDB, segundo um dirigente do partido, continuará insistindo nas negociações para que esse ministério seja ocupado por uma indicação dos deputados.
Mas o presidente, segundo dois auxiliares muito próximos, ainda conta com esse posto para incluir na reforma um nome de grande visibilidade social e não indicado pelas forças do congresso.
Continua aberta a vaga dos ministérios da Previdência, do senador Romero Jucá - PMDB, e do Trabalho, do deputado Ricardo Berzoini - PT. Ambos já definiram com Lula seu retorno ao congresso.