
O ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, veio a Montes Claros a convite da deputada federal Raquel Muniz para discutir pautas de interesse do Norte de Minas. Na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), acompanhado de deputados e da presidente do órgão, Kênia Marcelino, o ministro assinou termo de doação de máquinas e implementos agrícolas às associações, por meio de emendas parlamentares. “Desenvolvimento regional é uma das principais missões do Ministério da Integração. E isso passa por qualidade de vida, sustentabilidade, oportunidade de emprego e renda”, disse.
O ministro pediu que a Codevasf, em parceria com os representantes da região, prossiga em sua missão de “promover ações simples ou mais abrangentes, que são mensuradas não pelo valor, mas pela atenção”.
REIVINDICAÇÕES
O ministro também se reuniu com prefeitos na Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e pediu união em relação às demandas regionais. “Estou aqui com o propósito de ouvir, conhecer, dialogar com a região. Conhecer os anseios do seu povo e assim poder atendê-lo em suas necessidades”.
Sobre a revitalização do Rio São Francisco, o ministro destacou que as ações começaram no princípio do ano e existe um planejamento ate 2026, na ordem de R$ 6,9 bilhões em investimentos e ações diversas com foco na recarga hídrica e na qualidade da água.
A recuperação e a preservação das nascentes e a modernização das irrigações estão entre os cuidados citados por ele para garantir a situação e evitar o desperdício hídrico, em torno dos 4%.
Líderes devem escolher obra
A construção das barragens de Congonhas, Berizal e Jequitaí é uma reivindicação histórica de deputados e lideranças norte-mineiras que enxergam a medida como a solução definitiva para a falta de água.
Entretanto, para atender ao pleito, o ministro Hélder Barbalho, da Integração Nacional, sugeriu que a bancada mineira se reúna e defina uma das barragens como prioritária, a fim de acelerar o processo.
Para acompanhar os trabalhos ficou definido o nome do deputado mineiro Fábio Ramalho, vice-presidente da Câmara Federal.
O prefeito de Nova Porteirinha, Juracy Fagundes, conseguiu durante o encontro, a intervenção do ministro numa obra que estaria paralisada em sua região porque a empresa vencedora da licitação não teria dado continuidade ao projeto que levaria água do Rio Gorutuba para o seu município.
Helder Barbalho se comprometeu a buscar reposta da empresa e se necessário mobilizar esforços para que seja feita nova licitação e dar mais um passo em direção a uma solução.
MOTIVADORA
A deputada Raquel Muniz, de acordo com o ministro, foi “a grande entusiasta da visita e motivadora da agenda” que o trouxe para “perto do homem do norte”.
Ela salientou que a visita do ministro foi positiva para estreitar os laços da representação do governo com o homem do campo e suas necessidades. Uma das bandeiras da deputada é fomentar o agronegócio e dar ao setor possibilidades de produzir e exportar.
“Temos todas as condições para nos destacar como os grandes produtores da América Latina. A presença do Ministro Hélder vai nos fortalecer e dar prosseguimento a nossa luta para cuidar do Velho Chico. Vamos revitalizar o rio e trazer para o nosso povo água, água e muita água”, finalizou a parlamentar norte-mineira. (MV)