Da Ascom/TRE-MG
De primeiro de janeiro até o último dia sete de maio, quando encerrou-se o prazo para alistamento e transferência do título eleitoral, os 349 cartórios eleitorais do estado atenderam mais de 700 mil pessoas. Só de novos eleitores foram 440.806. Vale lembrar que esta soma ainda é precária e não corresponde ao número oficial que constará do Cadastro de Eleitores que votarão no dia cinco de outubro, pois existem cidades que ainda não transmitiram os dados e outras que transmitiram parcialmente. Apenas na última semana (1º a sete de maio) foram registrados no cadastro do TRE 111.920 alistamentos e 100.660 transferências no Estado.
Em Belo Horizonte, 31.433 eleitores compareceram aos cartórios na última semana. No último dia (07/05), foram 9.696, o que gerou filas e, em alguns cartórios foi preciso distribuir senha após as 17 horas. No Pólo de Atendimento ao Eleitor, o atendimento dos 1126 eleitores se estendeu até as 18h40. Apesar do grande movimento, o número de eleitores atendidos este ano, no último dia, foi inferior a 2006, quando compareceram 12.187 pessoas.
Os números finais do eleitorado, incluindo estatísticas e dados estratificados por idade e sexo, só serão divulgados oficialmente pelo TSE em meados de julho, após serem processados e conferidos.
SEGUNDA VIA
Quem não procurou o cartório eleitoral para se alistar ou regularizar a situação de seu título cancelado não poderá votar nas eleições municipais de 5 de outubro, uma vez que seu nome não constará do caderno de votação 2008. O Cadastro Nacional de Eleitores foi encerrado e só será reaberto em novembro deste ano, após as eleições, de acordo com o estabelecido pelo TSE. Apenas o serviço de emissão de segunda via do título de eleitor continuará aberto até 10 dias antes das eleições (25 de setembro).
Além de não poder votar, o brasileiro que não se alistou no prazo e já tem 18 anos está sujeito ao pagamento de multa, não poderá tirar passaporte, CPF, participar de concurso público, assumir cargo público, fazer ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimo em estabelecimento de crédito mantido pelo governo ou receber salário, em caso de servidor público (artigo 7 do Código Eleitoral).
O eleitor que ainda estiver em dúvida sobre sua situação eleitoral poderá consultar o “Disque-Eleitor” (3291-0004), que continuará funcionando de 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. As cidades com cobertura da operadora com número 31 poderão discar o número 148 e fazer a consulta com preço de ligação local.