Logotipo O Norte
Quinta-Feira,21 de Novembro
Eleições 2024

Minas Gerais terá segundo turno em apenas dois municípios

Os eleitores de Belo Horizonte e Uberaba voltarão às urnas no dia 27 de outubro

Márcia Vieira
marciavieirayellow@yahoo.com.br
Publicado em 07/10/2024 às 16:42.

No decorrer da eleição, 60 urnas foram trocadas em Montes Claros (Márcia Vieira)

Belo Horizonte e Uberaba serão os únicos municípios, dentre os 853 do estado de Minas Gerais, em que os eleitores terão que voltar às urnas em 27 de outubro para votar em segundo turno. Na eleição anterior, em 2020, foram quatro municípios nessa situação: Contagem, Governador Valadares, Juiz de Fora e Uberaba. Em Belo Horizonte, disputam a prefeitura os candidatos Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD), atual prefeito, que tenta a reeleição. Em Uberaba, a disputa é entre a atual prefeita Elisa Araújo (PSD) e Tony Carlos (MDB).

NORTE DE MINAS

Foram registradas três prisões em flagrante por boca de urna na cidade de Montes Claros e uma em Glaucilândia. Um registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por compra de votos foi registrado na cidade de Juramento. Sessenta urnas apresentaram problemas, sendo trocadas no decorrer do dia. Uma das situações ocorreu no Colégio Marista São José, que chegou a registrar problemas em três seções no início da manhã. Em uma delas foi necessária efetuar a troca de urna e, nas outras duas, as urnas foram reiniciadas e o problema resolvido. Mas houve quem reclamasse da situação, como Emerson Silva, que afirmou ter ficado mais de uma hora na fila. “Tenho prioridade, porque tenho deficiência. E fiquei esse tempo todo. Agora que consegui votar, quando trocaram a urna. Tem gente mais idosa do que eu. Acho que eles deveriam testar antes”, reclamou.

De acordo com Helen Guimarães, chefe do Cartório Eleitoral, a situação ocorreu porque foram destinadas muitas urnas de fabricação do ano de 2013 para Montes Claros. “Acontece que as urnas estão com dificuldade de reconhecer a biometria do eleitor e estão gerando muitos chamados. As urnas de 2013 estão travando demais, sendo necessário reiniciar várias vezes. Essa dificuldade está gerando filas nas escolas e pode atrasar um pouco o horário de encerramento das eleições”, explicou.

Pouco antes das 22h, a apuração foi encerrada e o cartório enviou o relatório das eleições. De acordo com Helen, habitualmente as abstenções ficam em torno de 16% nas eleições municipais, este ano, porém, o número subiu para 19,14% de abstenções. Foi registrado 80, 86% de comparecimento às urnas. Dos 277.710 eleitores aptos a votar, 224.560 votaram e 53.150 pessoas deixaram de ir às urnas. Foi eleito para a prefeitura de Montes Claros o engenheiro Guilherme Guimarães, do União Brasil. Para as 23 vagas da Câmara Municipal, 18 dos atuais vereadores foram reeleitos, um retorna à Câmara depois de quatro anos distante da política e quatro são estreantes. Os eleitos foram: Rodrigo Cadeirante (UB), Graça da Casa do Motor (UB), Ceci Protetora (PRD), Igor Dias (PRD), Junior Martins (PP), Maria Helena Lopes (MDB), Edson Cabeleireiro (PV) Wilton Dias (AVANTE), Odair Ferreira(UB), Eldair Samambaia (PSD) Marcos Nem (PODE), Daniel Dias (PC do B), Eduardo Preto (PODE), Crisóstomo da Minas Brasil (UB), Raimundo Pereira (PDT), Ailton Vilage (MDB), Claudim (CIDADANIA), Professora Iara Pimentel (PT), Soter Magno (PSD), Rena de Nova Esperança (UB), PC Landim (AVANTE), Marlus do Independência (PSD), Carol Figueiredo (PL).

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por