Medalha Ivan José Lopes: apesar de minoria, oposição insiste com o nome do delegado

A entrega da Medalha Ivan José Lopes de Honra de Montes Claros ocorrerá no dia 03 de julho, data do aniversário da cidade.

Jornal O Norte
Publicado em 16/06/2016 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 16:04.

Por Marcelo Valmor


A Medalha Ivan José Lopes de Honra de Montes Claros, a maior comenda entregue pelo Município, anda causando polêmica na Câmara Municipal.  Do grupo de oito vereadores que fazem oposição a atual administração, de um total de 23, dois deles – professor André Ricardo (PV) e Cláudio Prates (PTB) –, respectivamente, vice-presidente e secretáriodo legislativo, deram entrada com uma resolução junto à presidência daquela casa indicando o nome do delegado chefe da Polícia Federal de Montes Claros, Marcelo Eduardo Freitas, como personalidade a ser homenageada com a Medalha Ivan José Lopes, no próximo dia 03 de julho, data do aniversário da cidade.

O argumento dos dois vereadores seria o da folha corrida, lembrando que Marcelo Freitas tem se destacado no combate à corrupção em todo o País, notadamente no combate aos desvios de recursos públicos e de repressão à fraude eleitoral. A Operação Curinga, realizada no extremo Norte do estado de Minas Gerais (Monte Azul), quando candidatos foram flagrados praticando escambo eleitoral, ou seja, trocando votos por dentaduras e botinas, entre eles o deputado estadual pelo PT, Paulo Guedes, seria um exemplo.

Por outro lado, o vereador Fernando Andrade (PRTB) tem linha de pensamento frontalmente contrária. Segundo ele, a Medalha está perdendo sua importância porque estaria sendo alvo de disputa muito mais pelo seu valor monetário do que pela importância simbólica que carregaria. Além disso, a oposição estaria tentando atrair uma polêmica sem necessidade para dentro daquela Casa, indicando o nome de uma pessoa que, a princípio surge, também, no centro de um escândalo na cidade.

- Entrei há um ano com um projeto na tentativa de acabar com a Medalha confeccionada em ouro. Considero o valor – R$8 mil– uma afronta ao dinheiro público, ainda mais para uma cidade como Montes Claros, carente em tantas áreas. Uma coisa mais simples talvez despertasse menos interesse e assim surgiriam nomes efetivamente comprometidos com a história da cidade - afirmou.

A expectativa é que sejam apreciados mais dois nomes, além do delegado da Polícia Federal, para a concessão da Comenda. Seriam eles, Frei Valdo, com relevantes serviços sociais prestados para toda a comunidade montes-clarense, e José Vicente Medeiros (PMDB), prefeito interino, e que tem uma vida toda dedicada ao Município, eleito vereador, vice-prefeito, além de ter acompanhado toda a história da cidade durante os últimos trinta anos.

A entrega da Medalha Ivan José Lopes de Honra de Montes Claros ocorrerá no dia 03 de julho, data do aniversário da cidade.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por