MCTrans investe em campanhas
Segundo o diretor administrativo da empresa, Gilmar Ribeiro, a MCTrans participou, durante todo o mês de maio, da campanha ‘Maio Amarelo’, movimento mundial que nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
O vereador Altemar (PSDB), proponente da audiência pública realizada nessa quinta-feira (16), cobrou da MCTrans uma campanha educativa para, e somente depois, usar da multa como recurso pedagógico.
- É preciso bom senso e muita educação para não cometermos enganos ou arbitrariedades em relação aos bons motoristas. Para isso, temos que educar nossos motoristas primeiro – argumenta o vereador.
Ivana Colen Brandão, presidente da MCTrans, concordou com o vereador, mas lembrou que a preocupação com a educação no trânsito deve combinar campanhas educativas com aplicação de multas para os casos onde o motorista é o infrator, se ele tem habilitação para conduzir o veículo, é porque conhece a legislação do trânsito e sabe que tem que cumprir as normas nela previstas. Ainda de acordo com a presidente da empresa, em três anos da atual gestão, mais de seis mil placas de sinalização foram colocadas ou substituídas.
- A MCTrans está instalando uma série de semáforos na cidade e tem desenvolvido campanhas ao longo dos anos para conscientizar os motoristas sobre suas obrigações e direitos no trânsito. Além disso, a formação de uma nova consciência no trânsito é motivo de preocupação da empresa, e para isso adquirimos um semáforo mirim, parte do Projeto ‘Transitolândia’, levado às escolas e empresas para promover a conscientização da importância de se inverter a lógica no trânsito, valorizando mais a vida em detrimento da infração, do comportamento inadequado de quem dirige - concluiu.
Segundo o diretor administrativo da empresa, Gilmar Ribeiro, a MCTrans participou, durante todo o mês de maio, da campanha ‘Maio Amarelo’, movimento mundial que nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
- O Maio Amarelo ajudou a conscientizar os motoristas que o pedestre é o elemento mais importante do trânsito, e que as restrições como a proibição do uso do celular quando dirige, ausência do cinto de segurança, entre outras infrações, têm contribuído para a redução dos acidentes de um modo geral – completa.
Dados do Conselho Nacional de Trânsito mostram que mais de 60% das infrações no trânsito são provocadas por desrespeito à legislação. Além isso, pesquisa realizada pela empresa Opinion Research Corporation International, mostra que 76% dos motoristas confessam ter o mau hábito de se distrair com outras atividades enquanto dirigem. O uso do celular ao volante apareceu como um dos itens que geraram o maior número de multas, seguido pela falta do uso do cinto de segurança, entre outros. (MV)