Vinicius Brangoh
Repórter
O programa Balanço Geral da Rede Record Minas, teve mais uma ação decisiva na vida de um de seus telespectadores. Após divulgação do caso de Gabriel, 5 anos, que nasceu sem os rins, muita coisa iria mudar na casa daquela família. A criança ficava de 6 da manhã às 7 da noite fazendo hemodiálise no hospital. Por conta do risco de uma infecção hospitalar, a família foi aconselhada a transferir o tratamento para a própria casa. Segundo a avó do garoto, Marina Batista Fernandes, algumas condições foram realçadas para que ocorresse essa transferência: as paredes da casa deveriam ser pintadas com tinta lavável ou revestidas com cerâmica, as janelas precisariam de telas para evitar a entrada de moscas e outros bichos, e deveria haver uma pia e um ralo dentro do quarto em que se realizaria a hemodiálise.
(foto: TATIANE VELOSO)
Por uma decisão do Ministério Público, a prefeitura de Santa Luzia, onde mora a família de Gabriel, ficaria responsável pela obra que traria condições a esse tratamento caseiro. A prefeitura realizou a reforma no quarto da criança, mas a residência ainda não apresentava condições para lidar com a doença. A casa tinha as paredes mofadas e com muitas rachaduras, além do telhado baixo e de amianto.
Essas condições foram apresentadas por Mauro Tramonte no programa Balanço Geral e chegaram até a assessoria do deputado estadual Ruy Muniz (líder DEM) que sempre teve um contato próximo as ações sociais promovidas pelo apresentador. Assim, em parceria com as Faculdades Kennedy, o deputado reuniu profissionais e recursos que viabilizaram a reforma de toda a casa. A mão-de-obra foi avaliada por Júnior Lopes, diretor da faculdade que liberou alunos de engenharia para realizarem o orçamento das obras.
No dia da entrega da casa, muita emoção em Santa Luzia, a mãe do menino Gabriel, Caroline Fernandes da Mota, agradeceu ao deputado que esteve pessoalmente na residência renovada. “Eu só tenho a agradecer, agora nossa vida vai mudar pra muito melhor”, disse Caroline com um sorridente Gabriel no colo. Tudo foi registrado pelo Balanço Geral que além de mostrar reivindicações e pedidos de ajuda, demonstra também os resultados bem sucedidos de seus apelos. “ Temos que estar sempre dispostos a servir as pessoas. Esse é nosso objetivo, ajudar. Deus nos dá o poder e as condições para servir ao próximo e esse é o nosso objetivo”, afirmou o deputado Ruy Muniz em entrevista no dia da entrega.