Lula: inauguração da usina de biodiesel é a realização de um sonho

Jornal O Norte
Publicado em 07/04/2009 às 09:43.Atualizado em 15/11/2021 às 06:55.

Samuel Nunes


Repórter



A inauguração desta usina de biodiesel é a realização de um sonho, composto por três atos. O primeiro foi a inauguração de uma usina na cidade de Candeias, na Bahia; outra em Quixadá, no Ceará; e esta que inauguramos aqui em Montes Claros, Norte de Minas Gerais.



(fotos: XU MEDEIROS)


null


De forma descontraída, o presidente Lula posa para os repórteres


juntamente com funcionários da Usina de Biodiesel.



Estas foram as primeiras palavras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em discurso proferido na tarde de ontem, segunda-feira, por ocasião da inauguração da usina de biodiesel Darcy Ribeiro, no distrito industrial de Moc.



Com a presença de ministros de estado, vice-presidente José Alencar, governador Aécio Neves, vice Antônio Anastasia, governadores do Nordeste, deputados, prefeitos, vereadores e a imprensa de todo o Brasil, ele afirmou que a usina representa uma lógica social, econômica e ambiental, uma vez que contribui para a preservação do meio ambiente, gerando emprego e renda para o homem do campo.



Lula fez referência à crise mundial que afeta a economia, salientando que, em função da crise, a Petrobras, por influência do governo federal, poderia ter parado a construção da usina, entretanto, isso não aconteceu, o que é positivo para todos.



- A economia é como se fosse uma roda gigante, a indústria da construção civil está se recuperando rapidamente e a nossa ideia é que continuemos fazendo investimento para que a nossa economia possa se recuperar muito mais rapidamente - diz. 



PREFEITOS



O presidente Lula lembrou das dificuldades de algumas prefeituras relacionado à queda de receita.



- Tem muitas prefeituras enfrentando problemas de queda de arrecadação. Com a crise, caiu a arrecadação do governo federal, estadual e das prefeituras. Imaginem uma mãe colocando feijão no fogo para cinco pessoas e de repente chegam 10, ou seja, vamos ter que comer a metade do que estava previsto para comer. Então, é importante que cada prefeito, governador e cada ministro saibam que reduziu a receita. Reduzindo a receita vai reduzir a distribuição. Agora, por outro lado, nós do governo federal temos feito exonerações para reativar a economia em alguns produtos, que a arrecadação deles serve para repassar para as prefeituras - frisa o presidente.



Lula afirma ter consciência de que, se uma determinada prefeitura for mal, não puder realizar nenhuma obra, a primeira consequência negativa disso será o corte nos salários dos funcionários, depois queda na qualidade de serviços prestados à população como, por exemplo, saúde, educação.



- Nestas condições o prefeito não terá condições nem de fazer uma manilha - diz.



REUNIÃO



O presidente Lula disse que pediu ao vice-presidente José Alencar que fizesse uma reunião com os ministros objetivando uma saída para as prefeituras e alguns estados da federação que estão enfrentando mais dificuldades.



- Vamos ter uma reunião nesta semana e o que eu poderia dizer aos prefeitos é que todos nós temos que apertar o cinto, mas nenhum de nós vai morrer na seca como muitos municípios já morreram. Vamos trabalhar com a ideia de que vamos ter um segundo semestre melhor do que o primeiro, para que possamos chegar no fim do ano com a situação regularizada. 



SERVIÇO



O presidente Lula reiterou a importância da usina de biodiesel para Montes Claros e toda a região ao afirmar que esta, quando estiver na sua produção total, terá 20 mil agricultores familiares cadastrados:



- Se cada família tiver mulher e três filhos, vamos ter aí mais de 100 mil pessoas envolvidas na produção de óleo para a usina da Petrobras.



null


A produtora Maria Aparecida Silva
recebeu


o cartão do agricultor familiar.



Lula lembrou que a diretoria da Petrobras compreendeu quando decidiu fazer a política do biodiesel que, pela credibilidade que tem, pela importância da economia brasileira e pela respeitabilidade que tem no mundo, somente pela construção da usina será possível se dirigir ao pequeno agricultor familiar e dizer para este que a usina de biodiesel nunca vai quebrar:



- Esta usina sempre vai produzir, porque a garantia e o suporte dela chamam-se Petrobras.



Revelou ainda que o desejo do governo federal é o de construir outras usinas de biocombustivel em outros estados do Nordeste do país que ainda não foram contemplados com essa obra, garantindo desta forma geração de renda e emprego para a população mais carente.



- A chuva caiu aqui parecia lágrimas de um sorriso, não de dor, é um contentamento do que a cidade recebe, um abraço a todos. Vamos trabalhar, pois ainda temos muita coisa para realizar neste país - conclui o presidente.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por