Lipa Xavier diz que a mobilização do povo pode ajudar na manutenção da autonomia da secretaria de Esportes, criando a expectativa de que o próprio prefeito Athos Avelino recuará de sua intenção, alterando ele mesmo o projeto de lei que tramita na câmara municipal
Eduardo Brasil
Repórter
www.onorte.net/halley
As pontuações originadas da audiência pública realizada pela câmara municipal nesta quinta-feira, que debateu as propostas de reforma administrativa no serviço público de Montes Claros, sobretudo as que se referem à manutenção da secretaria de Esportes e Lazer, podem ter repercutido – positivamente, nos ouvidos do prefeito Athos Avelino - PPS.
Para o vereador Lipa Xavier, a presença insistente do povo nas reuniões da câmara demonstram a percepção da opinião pública a respeito da extinção da secretaria de Esportes
(foto: Wilson Medeiros)
Essa, pelo menos, é a expectativa do vereador Lipa Xavier – PCdoB, ao contrário do que espera o secretário municipal de Planejamento, Dimas Cardoso.
- O fato de tanta gente ter participado na câmara municipal, nesta quinta-feira, dos debates, demonstra muito claramente qual é a percepção da opinião pública a respeito da extinção da secretaria, que considera um retrocesso, uma medida que segue na contramão da polítina nacional de incentivo ao esporte e ao lazer.
O vereador acrescenta que a manifestação popular, deflagrada na reunião legislativa de terça-feira 13, deve continuar até que a matéria seja levada ao plenário, para votação.
- Isso deve ocorrer na primeira reunião ordinária após o carnaval.
SENSIBILIDADE
Lipa Xavier acredita que a concentração popular em relação ao tema não será em vão, e que a sua defesa na manutenção de uma pasta com importantes ações de inclusão social alcançará resultados positivos.
- Quero acreditar que essa mobilização do povo resultará na recuperação do papel da secretaria de Esportes e Lazer, por que a sua extinção foi imposta por um grupo duro, que desprezou toda e qualquer opinião, nossa, da câmara municipal, do povo, dos partidos aliados.
O apoio do povo, ainda de acordo com o parlamentar, viabilizará a apresentação de emendas que possam promover o resgate da secretaria de Esportes.
- E mais: quero acreditar que o executivo será sensível à opinião pública, e que ele mesmo tratará de alterar o projeto como fruto de um acordo estabelecido por essas discussões. É assim que se faz na assembléia legislativa, no congresso nacional e, por que não, em Montes Claros? – encerra o vereador.