Logotipo O Norte
Quarta-Feira,27 de Agosto

Lipa diz que reforma de Athos contraria política nacional de incentivo ao esporte e lazer

Jornal O Norte
Publicado em 07/02/2007 às 11:09.Atualizado em 15/11/2021 às 07:57.

Entrevista concedida a Eduardo Brasil



Sem esconder chateação com a reforma administrativa do prefeito Athos Avelino, que antes mesmo de ser implantada já eliminou o seu partido, o PCdoB do cerne do poder municipal, com a demissão do secretário Georgino Neto, o vereador Lipa Xavier diz que o executivo busca uma medida que coloca Montes Claros na contramão da política nacional de incentivo à população ao esporte e ao lazer. Nesta entrevista, o vereador fala sobre o assunto - e prevê divergências democráticas para corrigir os erros que o projeto do prefeito comporta.



· A reforma administrativa atinge no coração a secretaria de Esportes e Lazer, que será extinta, eliminando o único representante da legenda no primeiro escalão do governo municipal. Como fica o PCdoB na administração de Athos Avelino, com essa medida?



É uma pergunta que nós, o PCdoB, vamos fazer ao prefeito Athos Avelino. Queremos saber o papel do partido na administração municipal, se é que ele terá um papel de relevância. Quanto à saída de Gino, uma decisão que ele tomou ao saber que a pasta de Esportes e Lazer deixaria de existir, preferindo deixar o governo por não concordar com a medida, entendemos e somos solidários à sua posição. Porque a sua saída não envolve uma questão puramente ligada a cargos. Envolve uma política nacional de esportes e lazer, uma política que está em execução no país. Portanto, uma proposta para acabar com a secretaria de Esportes e Lazer segue na contramão do que é recomendado por essa política nacional voltada ao setor. Veja bem: alguns municípios, que não tinham suas secretarias de Esporte e Lazer, as estão criando, exatamente atendendo a essa política nacional, enquanto em Montes Claros a pasta deixará de existir. Portanto, não sabemos como ficará o PCdoB diante dessa contradição e é por isso que vamos conversar com o prefeito.



· Antes de eliminar a secretaria de Esportes e Lazer, o executivo acabou eliminando o único membro do PCdoB no governo municipal. Essa decisão indispõe o partido com o prefeito Athos Avelino, com a sua administração, que a legenda apóia?



Não. Não indispõe. Mas, claro que nós não concordamos com essa extinção. E, nesse momento, somos solidários ao Gino. Entendemos que as razões que motivaram seu pedido de demissão da administração municipal são justas. Concordamos com ele, assim como não concordamos com a extinção da secretaria de Esportes e Lazer. Aqui, na câmara municipal, vamos discordar da medida com uma proposição, tratando de recuperar o papel da secretaria de Esportes e Lazer.






Lipa Xavier ainda não sabe o papel que o PCdoB terá no governo municipal com a saída do correligionário Georgino de Souza Neto, o Gino, da secretaria de Esportes e Lazer, que será extinta (foto: Wilson Medeiros)



· Uma reação polêmica...



Isso gera uma divergência, sim, divergência que, nesse momento, nós tornamos pública. Porque achamos que a medida não é correta, que ela não contribui para o desenvolvimento da área de esporte e lazer em Montes Claros.



· Quanto à solidariedade hipotecada ao ex-secretário Georgino Neto, ela inclui um distanciamento do PCdoB ao governo municipal?



Nós não sabemos ainda, mesmo porque não conversamos com o prefeito Athos Avelino sobre o assunto, como disse. Mas penso que esse encontro deve ocorrer ainda nesta semana. Solicitamos uma reunião exatamente para conversar sobre esse assunto. Portanto, isso não gera um imediato distanciamento do PCdoB do executivo, da administração municipal, até porque em uma administração democrática é natural a divergência, você pode divergir. Agora, não sabemos até onde essa divergência pode evoluir. Ela pode evoluir para uma recomposição, para que possamos permanecer, o PCdoB, naturalmente no governo municipal...






Georgino de Souza Neto (com o vereador Ildeu Maia, o prefeito Athos Avelino e o desportista Diu Andrade): demissão por não concordar com uma política que considera nociva ao esporte e ao lazer do povo (foto: Rogeriano Cardoso)



· A reforma administrativa, proposta pelo prefeito Athos Avelino, portanto, merecerá do vereador um comportamento mais analítico?



Sempre tive uma posição analítica com relação a todos os projetos de lei que tramitam na câmara municipal. Quanto ao projeto de lei da reforma administrativa, é uma matéria complexa. O projeto muda estruturalmente a administração municipal. Basta dizer que, das 18 ou 19 secretarias hoje existentes, restarão com as mudanças apenas 14. Ou seja, não é somente a secretaria de Esportes e Lazer que será extinta. De modo que esse projeto de lei mexe profundamente com a administração municipal em Montes Claros e merece, claro, uma análise da mesma forma, profunda, para que tenhamos um conhecimento amplo de suas propostas. Uma análise que contribua, inclusive, para a apresentação de sugestões que possam melhorar o projeto original, para que erros não sejam cometidos.



· Portanto, a tramitação do projeto será cercada de polêmica...



Penso que o projeto de lei do executivo deveria ter sido precedido de uma ampla discussão com a câmara municipal, de uma ampla discussão com as forças aliadas que integram a administração municipal – e quando eu digo forças aliadas, eu me refiro aos partidos que num primeiro momento estiveram com a administração municipal, entre eles o PCdoB e o PT. Não houve uma discussão ampla com esses partidos, não houve uma discussão ampla com os vereadores. Não houve uma discussão pública sobre as medidas do projeto. O projeto de lei chega à câmara municipal pronto. Sem ter sido precedido dessas importantes discussões. Por isso, nós vamos ter de discuti-lo na câmara municipal. Quer dizer, um assunto que poderia ter sido debatido antes, com mais profundidade, em outra situação, para que, na elaboração da idéia, alguns erros pudessem ser evitados.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por