Juízes eleitorais se aproximam dos eleitores no estado

Jornal O Norte
Publicado em 30/08/2008 às 09:47.Atualizado em 15/11/2021 às 07:42.

Da Ascom TRE-MG



Em Minas Gerais, o Dia Nacional das Audiências Públicas, nesta última terça-feira, dia 26, foi marcado pela expressiva participação das zonas eleitorais. Mais de 100 audiências públicas foram realizadas na capital e interior, envolvendo dezenas de juízes, servidores e eleitores. Os encontros foram realizados em escolas, igrejas, praças públicas, sindicatos, fóruns e emissoras de rádio de 116 municípios.



De acordo com o Núcleo de Apoio às Audiências Públicas – NAP, do TSE,  cerca de 500 zonas eleitorais de todo o Brasil realizaram audiências, sendo que mais de 106 só em Minas Gerais.



Nessas audiências, os juízes se aproximaram da população e destacaram a importância da Justiça Eleitoral no processo democrático. Entre os temas abordados estavam o comportamento ético e fiscalizador do cidadão ao votar, a formação do eleitor consciente, os riscos a que eles estão expostos, como coação econômica e ameaças de demissão em troca de votos. Neste canal de diálogo aberto, a população tirou as dúvidas diretamente com o juiz eleitoral. Na 30ª zona eleitoral de Belo Horizonte, os alunos da Escola Estadual Professor Morais, além de debater sobre o voto consciente, ainda levantaram vários questionamentos como irregularidades nas propagandas eleitorais e o perfil dos candidatos. No bairro Santo Agostinho, cerca de 250 universitários da Faculdade Novos Horizontes, assistiram palestra, organizada pela 33ª zona eleitoral, proferida pelo juiz auxiliar da Corregedoria Eleitoral, José do Carmo Veiga de Oliveira.



Em Conceição das Alagoas, o evento foi realizado na emissora de rádio local devido ao maior alcance de espectadores. Os eleitores participaram fazendo perguntas pelo telefone que foram respondidas ao vivo pelo juiz da 83ª Zona Eleitoral. Em Guarani, a audiência contou com grande participação de eleitores e de candidatos daquela cidade e também de Piraúba, município vizinho que pertence à 124ª Zona Eleitoral.



Em todo o Estado foram distribuídas milhares de cartilhas para o esclarecimento ao eleitor sobre a atuação da Justiça Eleitoral, a segurança do voto, a importância do voto consciente e o que fazer para denunciar possíveis irregularidades. A Cartilha do Eleitor – Eleições Limpas foi editada pela Associação dos Magistrados Brasileiros com apoio do Tribunal Superior Eleitoral.



Na maior parte das audiências realizadas, os eleitores elogiaram a iniciativa e sugeriram novos encontros para estreitar ainda mais os laços da Justiça Eleitoral e a sociedade, estimulando o comportamento ético e fiscalizador do cidadão ao votar.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por