Janaina Gonçalves
Repórter
Mais de 200 mil pessoas em Montes Claros, vão escolher os candidatos aos cargos de prefeito e vereador no primeiro domingo de outubro. A maioria dos eleitores tem entre 30 a 34 anos (11,89%), com ensino fundamental completo (5,75%), e 53% do eleitorado é mulher.
Para quem vai exercer pela primeira vez o voto, o número pode ser pequeno, mas significativo para definição nas urnas. De acordo com TSE- Tribunal Superior eleitoral, para esta eleição mais de 7 mil adolescentes de 16 a 18 anos vão participar deste pleito. Número bem menor do que foi registrado em 2012, quando o eleitorado jovem chegou a quase 10 mil (9.112).
Experiência que para Nicolle Lorrane Fonseca, que completou 18 anos no ultimo dia 28 deste mês, vai ser uma satisfação poder votar pela primeira vez.- Eu deixei para tirar o título este ano , porque percebi que agora estou mais consciente sobre a importância deste ato. Não vejo a hora de está na urna para confirmar os meus candidatos para perfeito e vereador, diz.
No levantamento do TSE, 4.128 adolescentes do sexo feminino com idades entre 16 a 18 anos vão votar, e vão ser 3,163 do sexo masculino.
Thaisa Bruna de Jesus Silva tem 16 anos. Apesar da pouca idade, a adolescente se diz preparada para exercer a sua cidadania. – Eu procuro acompanhar as a reuniões eleitorais dos candidatos, além de assistir aos debates e propagandas para saber mais sobre as propostas dos futuros vereadores e o prefeito de Montes Claros. Não é uma tarefa fácil, mas creio que a responsabilidade como eleitora tem que começar cedo.
Em contrapartida, Thamires Alves dos Santos, tem 17 anos e decidiu não tirar o titulo de eleitor neste ano. – Estou muito nova e é uma responsabilidade muito grande definir quem vai administrar a cidade, vou esperar chegar nos meus 18 anos.