Christine Antonini
Repórter
Devido a reclamações sobre o mau funcionamento dos elevadores do transporte coletivo de Montes Claros, na última quarta-feira (11), o vereador Valcir da Ademoc (PTB), juntamente com a McTrans, fez vistoria em 10 “ônibus lotação”, sendo que em quatro foram detectados problemas de manutenção. Alguns travaram e outros nem mesmo funcionaram.
De acordo com a lei municipal, é obrigatório que todos os ônibus do transporte coletivo urbano tenham o elevador que é utilizado por pessoas com deficiência.
Por diversas vezes o estudante Welbert Guimarães, que é cadeirante, se deparou com o elevador quebrado e não pôde entrar no lotação. Segundo o estudante, quando isso acontece, ele entra em contato com a empresa e conta o ocorrido.
- Sempre ligo e faço a reclamação, a empresa se prontifica em arrumar e quando o problema é resolvido nos liga informando que o elevador já está ativo. Fiquei admirado com a prestação de serviço deles – conta Welbert.
PERIODICAMENTE
A fiscalização dos elevadores será feita a cada dez dias e se algum deles apresentar problema no funcionamento, a MCTrans, através de um relatório, notificará a empresa responsável pelo veículo: que deverá consertar ou tirar o ônibus de circulação até que o defeito seja resolvido. A empresa ainda afirma que haverá punição para as concessionárias do transporte coletivo que não obedecerem à lei.
- Estamos atendendo um pedido da população, que está reivindicando melhorias no transporte. Vamos ficar atentos para ver se os donos das empresas vão fazer a manutenção corretamente dos elevadores – destaca o vereador Valcir da Ademoc, destacando que a medida é de prevenção, para que não ocorram acidentes com os usuários do sistema.
- Já tivemos vários acidentes por conta da manutenção inadequada dos elevadores. A nossa preocupação é de evitar que outros sejam registrados.