Samuel Nunes
Repórter
Aconteceu na noite da última quinta-feira, 06, na câmara municipal de Montes Claros, homenagem às Irmãs Dominicanas, proposição do vereador Claudim da prefeitura (PPS). A reverência foi alusiva aos 33 anos de relevantes serviços prestados por aquela entidade no grande Maracanã, completados neste sábado.
Irmã Maria Luiza entregou placa homenageando
o vereador Claudim da Prefeitura.
Em pronunciamento, o parlamentar destacou que, em sua trajetória como cidadão, esta conceituada instituição faz parte da sua história, uma vez que nesta, iniciou sua vida estudantil.
- Sou fruto do trabalho social que é realizado pelas Irmãs Dominicanas no bairro Maracanã, digo isto com orgulho.
Claudim da prefeitura frisa ser importante que haja o reconhecimento para com aquelas entidades que prestam serviço social para a comunidade, neste contexto estão as Irmãs Dominicanas.
De acordo com Irmã Maria Luiza, a entidade beneficia mais de 200 crianças carentes da região, disponibilizando não apenas atendimento no tocante à educação, mas, contribui substancialmente para formação moral, valores religiosos e de cidadania para os assistidos.
- Pertencemos a uma congregação fundada em terras espanholas no século 19 pelo padre Francisco Coll que inclusive será canonizado no próximo mês de outubro na Itália.
(fotos: SAMUEL NUNES)
EVANGELIZAÇÃO
Irmã Maria Luiz explica que Francisco Coll é um dos descendentes filhos de Domingos de Gusmão que criou a ordem Dominicana no século 13 na França e Espanha. Revela que esta instituição está em Montes Claros desde 1976.
- Em um primeiro momento, a missão das Irmãs Dominicanas de maneira especifica é a evangelização. Entretanto, abrange também a parte social para promover, por exemplo, a mulher, a família e os filhos.
Irmã Maria Helena uma das coordenadoras da entidade salienta ser relevante destacar que, as famílias dos assistidos recebem atendimento com psicóloga, fonoaudiólogo e fisioterapeutas, todos voluntários.