Logotipo O Norte
Quinta-Feira,11 de Setembro

Irapé completa dez anos com programação especial

Programa Proximidade na usina que vai abordar os aspectos operativos do reservatório, as ações ambientais, a meteorologia, a segurança de barragens e ainda irá tratar neste ano de aspectos Ambientais e de Segurança em Linhas de Distribuição

Jornal O Norte
Publicado em 22/09/2016 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 16:13.

Marco para a Região do Vale do Jequitinhonha, a Usina Hidrelétrica de Irapé, localizada entre os municípios de Berilo e Grão-Mogol completa 10 anos em 2016. Como parte das comemorações, a Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig promove, nesta quinta-feira (22/9), o Programa Proximidade na usina que vai abordar os aspectos operativos do reservatório, as ações ambientais, a meteorologia, a segurança de barragens e ainda irá tratar neste ano de aspectos Ambientais e de Segurança em Linhas de Distribuição, especificamente a linha de distribuição Capelinha – Itamarandiba 138 kV.



O Proximidade é um programa criado pela Cemig para estreitar o relacionamento e, em conjunto com outros programas da Empresa, levar conhecimento técnico e promover o desenvolvimento social das comunidades próximas às usinas sob sua concessão.



De acordo com o gerente de Planejamento Energético da Cemig, Marcelo de Deus Melo, o programa tem ampliado a relação da Empresa com a população. “A partir da criação do Proximidade, conseguimos nos relacionar com várias comunidades do Estado, o que é muito positivo para todos”, ressalta.



O Proximidade leva à população informações sobre a operação das usinas e as modificações que elas promovem na região instalada, trazendo diversos benefícios às comunidades ribeirinhas. “As usinas regularizam as vazões do rio abaixo da barragem, disponibilizando água nos períodos secos e amenizando as consequências das cheias na época das chuvas. A operação dos reservatórios sempre leva em consideração os múltiplos usos”, afirma Marcelo de Deus.



Instalada no Rio Jequitinhonha, a Usina de Irapé possui capacidade instalada de 399 Megawatts e tem um reservatório com, aproximadamente, 137 km² e cerca de 6 bilhões de metros cúbicos de água. O grande lago abrange sete municípios das regiões Norte e Vale do Jequitinhonha. A barragem é outro aspecto superlativo da usina: com 208 metros de altura, é a mais alta do País e a segunda maior da América do Sul.



Marcelo de Deus Melo aponta, ainda, a contribuição da Usina de Irapé para o Sistema Interligado Nacional e sua importância para o Vale do Jequitinhonha. “Além de ser um marco para a engenharia nacional, Irapé tem sido importante para o sistema elétrico do país, pois sua capacidade instalada pode abastecer uma cidade de cerca de 1 milhão de habitantes. A usina também gera recursos para o Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais carentes de Minas Gerais”, afirma.



Proximidade
O programa consiste na unificação das ações de relacionamento com comunidades e na realização de um ciclo de encontros visando explicar à população os procedimentos operativos e de segurança adotados nas hidrelétricas da Cemig, condições climáticas e aspectos ambientais, levando informações e abrindo oportunidades de novas parcerias.



Concebido a partir da ação conjunta entre as áreas de planejamento, engenharia, sustentabilidade, meio ambiente e comunicação da Cemig, o Programa Proximidade pretende assegurar maior confiabilidade à prática da operação dos reservatórios e, assim, orientar de maneira mais precisa as comunidades do entorno.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por