IPTU: Prefeito acusado de perseguir a população

Jornal O Norte
Publicado em 12/09/2008 às 15:21.Atualizado em 15/11/2021 às 07:43.

Eduardo Brasil


Repórter



O vereador Athos Mameluque – PMDB não tem dado trégua ao executivo de Montes Claros, dispensando todo o tempo de seus pronunciamentos na câmara municipal para acusá-lo de conduzir os destinos do município de acordo com os seus interesses pessoais.



- O prefeito só possui um projeto, e ele não é o projeto do povo, mas, sim, o projeto de Athos Avelino, de seus parentes e aderentes e que passa, sobretudo, pela sua reeleição.



Por conta desse projeto, observa Mameluque, o prefeito estaria sendo levado a atitudes à frente do poder público que contrariariam normas constitucionais, incorrendo em improbidade administrativa e em outros crimes passíveis de punição.



- Infelizmente, o prefeito tem dificultado investigações sobre seu comportamento suspeito na prefeitura, sonegando informações que deveriam ser públicas, mas que poderiam incriminá-lo, por exemplo, por ser um praticante do nepotismo, expediente pelo qual abarrotou a prefeitura com seus parentes e não apresenta seus nomes, negando até mesmo a sua existência na folha de pagamento da prefeitura.



TERROR NÃO PÁRA



No último discurso da tribuna parlamentar, nesta semana, Athos Mameluque acusou o prefeito Athos Avelino -PPS de continuar perseguindo cidadãos inadimplentes com o IPTU – Imposto Predial Territoral Urbano, enviando às suas casas oficias de justiça com a missão de tomarem seus pertences como penhora da dívida. Segundo o vereador, o prefeito deveria fazer o contrário e, em vez de aterrorizar o cidadão, ameaçando tomar até mesmo a sua casa, facilitar o pagamento do tributo às famílias carentes, principalmente.



- Famílias que o governo municipal ajudou a empobrecer, excluindo-as de benefícios que deveriam receber com sua desastrada administração. Ele deveria era parcelar a quitação do tributo, sem esquecer dos devidos descontos – completa o vereador, sugerindo, ainda, que o executivo acabe com todos os processos judiciais que move contra milhares de cidadãos aterrorizados por não terem condições de quitarem o imposto.



MEDO



As visitas de oficiais de justiça às casas de devedores do IPTU, ameaçando tomar deles como penhora aparelhos domésticos, móveis e imóveis, estariam ocorrendo há meses e o assunto já foi matéria de O NORTE em várias de suas edições. Até mesmo um dos vereadores, Rosemberg Medeiros – DEM, foi surpreendido em casa, em pleno domingo, pela presença dos funcionários públicos.



- Eles queriam levar minha geladeira, meu liquidificador, questionaram até mesmo o valor da minha casa. Ora, naturalmente que, educadamente, claro, pedi a eles que se retirassem – contou, na época, o vereador, lamentando que a sua atitude não seja a mesma de outras pessoas que, assustadas com as ameaças dos oficiais, temerosas de perderem de vez os seus pertences que conseguiram com muito suor, trabalho e honestidade, não tomam.



- O prefeito deveria ter vergonha de agir assim contra famílias pobres e assustadas com sua ganância em fazer caixa na prefeitura. Pior é que ninguém fica sabendo como ele gasta tanto dinheiro que tira do povo - observou Rosemberg Medeiros.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por