Impasse grevista na Unimontes pode estar relacionado à crise de legitimidade da administração superior

_

Jornal O Norte
Publicado em 27/07/2016 às 06:00.Atualizado em 15/11/2021 às 16:07.

POR MARCELO VALMOR

Reconhecida em 21 de julho de 1994 através da Portaria nº 1.116, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vive o seu período mais grave desde a criação da Fundação Universitária do Norte de Minas (FUNM), embrião da universidade, em 1962.

Com a universidade paralisada desde o dia 02 de maio por conta de um forte movimento grevista, inicialmente com ampla participação de toda a comunidade – professores, funcionários e estudantes – e agora restrito aos professores, a instituição corre o risco de ver perdido todo um semestre letivo.

Entre as propostas dos professores enviadas à reitoria, consta o aumento de salários, concedido pelo governo de Minas Gerais para todos os funcionários públicos, mas que não beneficiou tanto a Unimontes, quanto a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), além da incorporação aos vencimentos básicos dos mestres das gratificações, como o pó de giz, por exemplo.

O governo de Minas Gerais, entretanto, afirma que está comprometido com os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal – 101/2000, e que fixa o teto de 54% para os gastos com folha de pagamento na administração pública.

Terceiro reitor eleito na Unimontes, João dos Reis Canela cumpre o segundo mandato, após ter ficado em segundo lugar na lista tríplice nas últimas eleições, encaminhada ao então governador, Alberto Pinto Coelho (PP), em 2014.

À época, o escolhido pela comunidade acadêmica foi o professor doutor Wagner Santiago, com 39% dos votos, vindo a seguir o atual reitor com 35% dos votos, e em terceiro o professor João Batista Silvério com 26% dos votos.

Segundo professores e alunos ouvidos, eles veem com preocupação a falta de legitimidade da administração superior da Unimontes, já que o atual reitor, o professor João Canela, não foi o mais votado pela comunidade acadêmica, para conduzir as negociações envolvendo professores e governo de Minas Gerais.

- A formação da Lista Tríplice para escolha do reitor e vice-reitor é um preceito da Lei Estadual 11.517, de 1994. Qualquer mudança na legislação específica independe da gestão ou dos colegiados superiores da Unimontes, portanto, o reitor tem plena legitimidade para o exercício do cargo, afirmou em nota a Unimontes.

Além disso, a Unimontes conclui, em nota, que não haveria na universidade movimento de insatisfação com as presenças da atuação direção à frente dos destinos da instituição.

- Não há no âmbito da Universidade Estadual de Montes Claros esse tipo de manifestação. O movimento grevista dos acadêmicos e servidores já finalizado foi conduzido com total democracia, inclusive com participação direta das duas categorias e com encaminhamentos das reivindicações. O movimento dos professores, que até então continua, mantém o fluxo de negociações entre os docentes, Reitoria e o Governo do Estado, conclui de forma definitiva a nota.

Mas não é esse o entendimento da Associação dos Docentes da Unimontes (Adunimontes), segundo o presidente, o professor de ciências políticas, Gilmar Ribeiro.

- As universidades federais têm uma lista sêxtupla, mas não observamos esse tipo de arranjo político quando se trata de nomear o reitor escolhido pela comunidade. Tá certo que somente o respeito à lista tríplice por parte do governador não se constituiria em solução, mas é importante para avançar com as conquistas termos um reitor sensível as pressões da comunidade acadêmica, afirmou.

Pensamento semelhante tem o Diretório Central dos Estudantes (DCE) ao afirmar que as demandas dos alunos foram atendidas pelo reitor e pelo governador, como as 350 bolsas de pesquisa e extensão, além de flexibilização do currículo e ampliação da estrutura do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

- Mas a grande luta, e que exige legitimidade da administração junto ao governador, como a greve dos professores, merece de todos nós total apoio - explicou Bruno Rocha, aluno do curso de Ciências Sociais e Coordenador Financeiro do DCE.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por