Logotipo O Norte
Quinta-Feira,11 de Setembro

Ildeu cobra funcionamento dos Correios na zona rural

Jornal O Norte
Publicado em 11/10/2007 às 10:09.Atualizado em 15/11/2021 às 08:19.

Vereador espera audiência com


o executivo para definir


a reabertura de agências



Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil



O vereador Ildeu Maia – PP admitiu estar na expectativa de ser recebido em audiência pelo executivo de Montes Claros, ainda nesta semana, para debater e solucionar desacordo entre a prefeitura e os Correios que impede o funcionamento de agências da estatal na zona rural do município. A reunião deverá contar, ainda, com a presença de representantes dos Correios em Montes Claros.



- Geraldo Alckimin, gerente regional dos Correios também participará. O problema não pode se estender porque prejudica milhares de pessoas – diz o parlamentar.



De acordo com Ildeu Maia, há um impasse entre a prefeitura e os Correios em relação à infra-estrutura para funcionamento dos postos da empresa de comunicação na zona rural, o que tem privado grande parte de sua população de receber e enviar correspondências.



- Vários distritos estão sem os serviços dos Correios há muito tempo e nada se faz para resolver o problema, que está limitado a estruturações fáceis de serem efetivadas – acrescenta.



DESACORDO



Ildeu Maia salienta que o impasse seria apenas por conta da falta de mobiliários e de equipamentos de informática para os postos dos Correios funcionarem. No entanto, completa, nem a prefeitura e nem os Correios admitiriam a responsabilidade pela aquisição do material.



- Ora, a população da zona rural não pode ficar sem um serviço tão importante por conta da falta de algumas mesas, cadeiras, lápis e computadores. Os serviços dos Correios não podem parar por causa disso, e nem a prefeitura pode fugir de fazer algo para evitar que a situação de incomunicabilidade prossiga – destaca Ildeu Maia, que também reclama da Telemar a reposição de aparelhos telefônicos na zona rural, vários deles sem funcionar por defeitos técnicos e por terem sido alvos de depredação.



SECA



Além da comunicação comprometida na zona rural, Ildeu Maia também espera do executivo de Montes Claros, outra medida para socorrer os moradores da região castigados pelas conseqüências da longa estiagem.



Há dias o vereador vem alertando para a grave situação no campo. Ele chegou a solicitar que o governo municipal decrete estado de emergência na zona rural, sem, no entanto, ter recebido resposta até agora.



- Não que o executivo tivesse ignorado meu apelo - adianta.



A demora obedeceria, segundo Ildeu Maia, a uma questão de tempo para que todas as providências que buscam o decreto possam ser tomadas.



- Acredito que a medida será anunciada pelo prefeito Athos Avelino porque essas providências foram tomadas – reitera, informando que recebeu notícias que indicariam esse procedimento da prefeitura municipal.



- Estive reunido com Osmane Barbosa Neto (secretário municipal de Agricultura), e ele adiantou que o assunto mereceu toda a atenção da administração pública.



PROVAS DO CAOS



Ainda segundo Ildeu Maia, a pasta de Agricultura já teria concluído toda a documentação sobre a grave situação na zona rural de Montes Claros, com dados preocupantes que justificariam o decreto de emergência, possibilitando ao município receber auxilio especial e sem burocracia dos governos estadual e federal.



- Um socorro que não pode demorar. A situação fica mais grave a cada dia e o número de gado morto por falta de comida aumenta da mesma forma.



Somente em uma fazenda, conta Ildeu Maia, um produtor, sem capital financeiro, como a grande parte dos produtores, com o pasto seco, perdeu 40 cabeças de gado por causa da fome.



- Em Lavaginha, um pequeno produtor rural sem dinheiro para comprar ração, perdeu cinco das oito vaquinhas leiteiras que tinha e que ajudavam no sustento de sua família. São quadros que merecem uma atenção especial das autoridades e é isso que procuramos fazer que aconteça – finaliza Ildeu Maia.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por