Dos atuais 137 escritórios regionais
no país, apenas 60 serão
mantidos pelo governo
Eduardo Brasil
Repórter
www.onorte.net/eduardobrasil
A câmara municipal de Montes enviou correspondência ao escritório regional do Ibama – Instituto brasileiro do meio ambiente e dos recursos naturais renováveis, em Montes Claros, solicitando informações de notícias dando conta de que o órgão encerraria suas atividades na cidade.
- Se as informações forem confirmadas, entendo a medida como um contra-senso – adiantou o presidente do legislativo, Cori Ribeiro PPS.
Segundo ele, a extinção do Ibama em Montes Claros romperia com um processo de proteção ambiental que o município e a região norte-mineira têm mantido com sucesso, sobretudo por conta do apoio do órgão.
- Considero as informações como uma ameaça e por isso entendo que devemos nos unir para que o fechamento da regional não se concretize. Hoje o Ibama tem grande participação na preservação ambiental do Norte de Minas e a existência do escritório em Montes Claros é fundamental – completou, assumindo que o legislativo se empenhará nesse propósito.
REDUÇÃO
De acordo com o fiscal do Ibama, Marcos Roberto Alves, ouvido por O NORTE na tarde de ontem, o fechamento ou não do escritório regional em Montes Claros ainda depende de decisão que será tomada, em Brasília, por uma comissão especial que analisa as mudanças no órgão. Ele acrescenta que essas alterações estariam sendo justificadas pelo fato de o Ibama ter sofrido uma divisão na sua estrutura, com suas ações, na área de conservação, sendo compartilhadas pelo Instituto Chico Mendes.
- Nesse processo há uma discussão sobre o número de escritórios regionais a serem mantidos pelo governo. Dos 137 existentes, hoje, apenas 60 deverão ser mantidos – informa Carlos Alves, acrescentando que ainda na quinta-feira o órgão foi procurado pela assessoria da presidência da câmara municipal adiantando a preocupação dos vereadores.
Carlos Alves,
fiscal do Ibama:
- Escritório deve ser mantido em Montes Claros
(foto: Wilson Medeiros)
- Entendemos a preocupação dos vereadores e agradecemos pelo apoio à manutenção do Ibama. Mas essa informação independe do escritório regional em Montes Claros.
EXPECTATIVA
Ainda segundo Marcos Alves, há uma enorme expectativa de que o escritório regional em Montes Claros, sob a chefia do engenheiro Marco Túlio Coelho, seja mantido pelo governo, até porque o escritório contaria com uma estrutura adequada, numa região em que está o segundo entroncamento rodoviário do país, critérios importantes e que estariam sendo avaliados pela comissão em Brasília.
- Temos sede própria e todo um quadro adequado para nossas ações, que reúnem nove funcionários de forma direta – acrescenta o fiscal do Ibama.
Segundo Carlos Alves, a expectativa é de que as decisões do grupo que discute as alterações na rede de escritórios regionais do Ibama, em Brasília, sejam tomadas dentro de um mês.