Dias atrás foi realizada audiência pública proposta pelo vereador Edwan do Detran - PV para discutir a situação do trânsito em Montes Claros. Participaram diversas autoridades no assunto, entre elas o delegado de trânsito Walter Suzart e o presidente da MCTrans, coronel Orlando Walter. A reunião começou com a fala do seu proponente, que explicou a realização da audiência.
- Estamos aqui para promover um amplo debate sobre o trânsito em Montes Claros. Para tanto, é necessário falarmos desde o processo de retirada da carteira nacional de habilitação até o caos que está o trânsito na cidade – afirmou Edwan.
Em seguida, o coronel Orlando falou sobre a substituição da Transmontes pela MCTrans, e que não foi apenas uma mudança de nome, mas também de filosofia, uma vez que a instituição passou a realizar um trabalho mais educativo junto aos motoristas, evitando a aplicação constante de multas.
Ainda segundo o presidente da MCTrans, ao se discutir sobre o trânsito é preciso mencionar também o transporte público e a educação dos condutores, fatores que interferem diretamente no trânsito.
Durante sua fala, o coronel garantiu que as linhas de auto-lotação devem passar por mudanças em seus itinerários e o número de ônibus do transporte coletivo urbano passará de 114 para 125.
Outro ponto abordado na reunião foi a quantidade excessiva de acidentes e de mortes no trânsito. O delegado Walter Suzart observou que, no Brasil, essas mortes são frequentes, cerca de 200 por dia, fato que acarreta gastos excessivos com a saúde e com o pagamento de indenizações. Conforme o delegado, em Moc há aproximadamente 130 mil veículos circulando, número que não deve diminuir; e justifica a necessidade de planejamento do trânsito.
O tenente Wagner, do corpo de bombeiros, o comandante do trânsito urbano da polícia militar, Wiliam, e o representante das autoescolas, Eduardo Ferraz, foram unânimes em afirmar que o trânsito precisa ser humanizado e, para isso acontecer, é preciso o envolvimento de toda a sociedade.
Na audiência também foi debatida a inserção de normas da educação no trânsito no ensino das escolas municipais, projeto defendido por Edwan do Detran e pelo Dr. Silveira. Além disso, alguns dos presentes demonstraram insatisfação com a moto pista, que de acordo com eles, não retrata a realidade do trânsito de Moc.
No encerramento da reunião, o membro do PV cobrou o planejamento do trânsito, e lembrou que este deve ser feito levando-se em conta que o desenvolvimento da cidade ocorre rápido, e o trânsito deve ser idealizado com vistas a acompanhar esse desenvolvimento.