Objetivo da multivacinação é também atualizar o cartão de vacinação de crianças menores de 5 anos e daquelas entre 9 a 14 anos, garantindo proteção contra 17 doenças diferentes
O cuidado com a saúde das crianças e adolescentes deve começar na prevenção. Por isso, a partir da próxima segunda-feira, 19, até 30 de setembro, todas as crianças menores de 5 anos e jovens com idade entre 9 e 14 anos devem participar da Campanha Nacional de Multivacinação.
O objetivo da campanha é atualizar o cartão de vacinas dos dois grupos, oferecendo proteção para 17 doenças diferentes. A vacinação é gratuita e é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as Unidades Básicas de Saúde do estado. Todas as crianças e adolescentes que integram a faixa etária da campanha devem comparecer a uma Unidade Básica de Saúde levando o cartão de vacinação.
Crianças menores de 5 anos
Crianças menores de cinco anos devem ter o cartão de vacinação atualizado durante a Campanha de Multivacinação. Para isso, basta que pais, familiares e responsáveis levem os pequenos à Unidade Básica de Saúde mais próxima. Ao todo, 13 vacinas diferentes poderão ser atualizadas durante a campanha, incluindo a que oferece proteção contra a poliomielite.
Sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela e varicela (catapora) são outras doenças que podem ser prevenidas com a atualização do cartão de vacinas.