Eleitores de 55 municípios com mais de 200 mil eleitores, entre eles, Montes Claros, voltam às urnas neste domingo para o segundo turno das eleições para prefeito, uma vez que no primeiro nenhum dos candidatos conseguiu a maioria dos votos nas urnas.
Os três partidos que têm mais candidatos na disputa são: PSDB, que concorre em 19 municípios, o PMDB, com 14 e o PSB, com 9 candidatos, entre eles Ruy Muniz que concorre à reeleição.
O estado com maior número de municípios onde haverá segundo turno é São Paulo, com 14, seguido pelo Rio de Janeiro, com seis. Neste ano, o PMDB foi o partido que mais elegeu prefeitos no primeiro turno, assim como ocorreu na eleição municipal de 2012.
De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral, enquanto o PSDB e o PSD cresceram, o PT perdeu mais da metade das prefeituras e dos eleitores em quatro anos. Os tucanos receberam o maior número de votos - 17,6 milhões - e tiveram crescimento de 25% em relação ao último pleito.
Nos municípios com mais de 200 mil habitantes, o PSDB elegeu mais prefeitos: 14. O PMDB venceu em sete; o DEM em três; e o PP, PSD e PPS, dois cada. O PT elegeu apenas um. Em municípios do interior, o PMDB lidera seguido pelo PSDB, PSD e PSB.