Logotipo O Norte
Quarta-Feira,17 de Setembro

Guila Ramos espera pela vigência da PEC

Jornal O Norte
Publicado em 19/12/2008 às 09:40.Atualizado em 15/11/2021 às 07:53.

Eduardo Brasil


Repórter



O vereador Guila Ramos – PR, vice-presidente da câmara municipal de Montes Claros admite surpresa pela decisão do senado, na manhã desta quinta-feira 18, que aprovou em regime de urgência a PEC 20/08 – Proposta de emenda à Constituição, criando 24 faixas para o número de vereadores de acordo com a população dos municípios. Uma vez vigorando a medida dará aos parlamentos municipais, em todo o Brasil, mais 7.343 representantes do povo, entre eles o próprio Guila Ramos, que não conseguiu se reeleger no pleito de outubro ficando na suplência de um assento no legislativo municipal.



- Acompanhei toda a tramitação da matéria no congresso nacional e confesso que não esperava que os senadores aprovassem uma medida tão polêmica em tempo tão breve – disse o vereador, um dos mais atuantes da atual legislatura. 



Guila Ramos acredita que o aumento do número de vereadores é bom para a representatividade popular na câmara municipal, desde que os cofres públicos sejam poupados dos custos adicionais.



- Ainda que os senadores tenham retirado do projeto o dispositivo que reduzia os repasses para as câmaras, há um entendimento de que os seus gastos serão reduzidos – acrescentou, observando que quando da redução dos vereadores, pelo Tribunal Superior Eleitoral, em 2005, quando o repasse de 6% foi mantido para os legislativos municipais, a mesa diretora devolveu à prefeitura de Montes Claros R$ 375 mil como resultado da economia conseguida.



- Basta que as câmaras ajam desta forma, preservando os recursos públicos.



MAIOR REPRESENTAÇÃO



Guila Ramos acredita que a justiça eleitoral colocará a medida em vigor ainda neste ano, valendo para as eleições do período. Entende que o esforço do senado em votar o projeto em caráter de urgência teve, sobretudo, o interesse de chamar a atenção da justiça eleitoral para que as mudanças sejam aplicadas a partir de primeiro de janeiro de 2009.



- Naturalmente que torço para que a justiça eleitoral o faça, porque será muito bom dar continuidade a um trabalho que iniciei e que naturalmente não conclui. Não me sentirei um vereador entrando pelas portas do fundo da câmara municipal, mas pela porta da frente – ressalta Guila Ramos, que não conseguiu se reeleger nas eleições de outubro por conta de apenas nove votos que lhe faltaram nas urnas (ele teve 2.003 votos).



Com Guila Ramos mais sete suplentes deverão assumir um mandato no próximo ano, com a vigência da lei: Aurindo Ribeiro – PPS, Júnior de Samambaia – PV, Luciana Caribe – PTB, Aldair Fagundes – PT, Irmão Carlinhos – PSC, Jenival – PHS e Guilherme Sampaio – PHS. Mantida a cassação do mandato de Ildeu Maia – PP assume a cadeira o seu suplente Tone Câmara, também do PP.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por