Por Luis Cláudio Guedes
Os secretários estaduais Paulo Guedes (Desenvolvimento das Regiões Norte e Nordeste), do PT, e Tadeu Martins Leite (Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana), do PMDB, retornaram à Assembleia Legislativa de Minas Gerais nesta quarta-feira (04) na condição de deputados. O retorno é temporário: a dupla de norte-mineiros vai ajudar com o quórum necessário para aprovar o projeto de reforma administrativa que o governador Fernando Pimentel enviou àquela Casa. Os deputados Cristina Corrêa (PT) e João Alberto Paixão (PMDB) também deixaram os cargos ainda nesta quarta-feira.
As secretárias Juliana Pacheco (Sedinor) e Izabel Cristina Chiodi de Freitas (Sedru) assumem, respectivamente, as vagas de Guedes e Tadeu Martins. A reforma de Pimentel prevê o corte de pelo menos 60 mil cargos na estrutura administrativa do Estado, com o fim de secretarias e fundações.
A economia esperada é de pelo menos R$ 2 bilhões, que ajudaria a minimizar a grave crise financeira que o Estado enfrenta. Tadeu e Paulo devem ficar no Legislativo pelos próximos 60 dias e atendem ao apelo de Pimentel para ter negociadores mais experientes durante o processo de votação.
Em nota, o deputado Tadeu Martins Leite informou que, em alinhamento com o governo do Estado de Minas Gerais e visando contribuir nas discussões sobre a reestruturação administrativa proposta pelo governador Fernando Pimentel, retornou à ALMG na quarta-feira, onde continuará o trabalho em defesa dos interesses dos cidadãos mineiros.
- Vamos nos empenhar para tornar o Estado mais eficiente e próximo da população, para reduzir o inchaço da administração e promover o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. Durante este período, a secretária-adjunta Izabel Chiodi vai responder pela Sedru e dar continuidade à missão confiada a mim pelo governador Fernando Pimentel, no início de 2015 -disse o deputado na nota.
Já o deputado Paulo Guedes informou, em nota, que, com a mudança, a secretária-adjunta Juliana Pacheco passa a responder pela Sedinor e que nada muda na estrutura e no trabalho da pasta a partir de quarta-feira (04).
- Na Assembleia, continuarei o meu trabalho em defesa da população mineira, em especial da região Norte e Nordeste de Minas Gerais - afirma Paulo Guedes.