Guardas municipais estiveram na reunião da câmara na manhã de ontem, objetivando estimular os vereadores para que estes possam inserir frente ao poder executivo à disponibilização de vagas para este importante instrumento de segurança do município no concurso público do município marcado para o mês de outubro.
(foto: SAMUEL NUNES)
De acordo com o guarda municipal Dário Tomas Antunes, é relevante que este pedido seja atendido no sentido de que o quadro de efetivo da guarda, que no momento é de 86 homens, possa ser aumentado. Frisa que o número de habitantes de Montes Claros, que hoje se gira em torno de 400 mil habitantes, não pode ser atendido à altura com o efetivo atual da guarda municipal.
Dário Tomas Antunes afirma que o quadro de homens da guarda municipal deveria ser de pelo menos 200 guardas, o que propiciaria ainda um trabalho mais profícuo junto à comunidade.
- É importante observarmos também o nível de escolaridade para o concurso público para a guarda municipal, quando em 2003 foi exigido o ensino fundamental. Pedimos que a câmara municipal de Montes Claros e o poder público, de um modo geral, possa elevar o grau de escolaridade e propor também melhores condições de trabalho.
O vereador Athos Mameluque (PMDB), durante seu discurso, ressaltou a importância dos guardas municipais para a comunidade. Revela que, em conversa com o prefeito Tadeu Leite, este garantiu que haverá vagas para a guarda municipal no próximo concurso público do município, no entanto, não soube precisar o número de vagas.