Samuel Nunes
Repórter
E a gripe A continua sendo objeto de discussões na câmara municipal de Montes Claros. Depois dos vereadores Doutor Silveira (PTN), Frank Cabeleireiro (PMDB), agora é a vez do representante do partido verde no legislativo municipal Edwan do Detran. Frisa ser fundamental desenvolver ações sociais, que contribuam de alguma forma com a coletividade.
Preocupado com a nova gripe, o vereador Edwan do Detran apoiou campanha educativa, que, por meio de panfletos, informa as pessoas sobre a doença, assim como seus sintomas e os cuidados a serem tomados.
- Minha intenção não é fazer política, aproveitando das circunstâncias. O que eu quero é levar informação até as pessoas e evitar que a gripe H1N1 faça vítimas em nossa cidade - afirma.
A diretora da escola municipal Geraldo Pereira de Souza, Dirce Efigênia Brito Lopes, destaca a relevância desse tipo de trabalho:
- Manter as pessoas informadas é uma forma de prevenção contra a pandemia - diz.
Dados mais recentes do ministério da saúde apontam que no Brasil foram registradas 192 mortes provocadas pela gripe H1N1. Ainda de acordo com o ministério, 1.586 casos da doença foram confirmados no país.
Esses números colocam a população em alerta e exigem das autoridades competentes, ações para combater o alastramento da pandemia.
Sendo assim o vereador Edwan do Detran reitera a importância de tratar da doença nas escolas.
- As crianças são os melhores fiscais que existem. Se ensinarmos a elas os cuidados que devemos ter contra a nova gripe, elas vão aprender e vão passar para os pais, inclusive irão fiscalizar e cobrar que sejam tomadas as precauções necessárias para evitar a contaminação pelo vírus H1N1 - ressalta.
O secretário de saúde José Geraldo de Freitas Drumond disse a O NORTE na última semana que foram notificados 90 casos relacionados à gripe suína em Montes Claros. Explica que 41 casos são suspeitos sendo que 49 já foram descartados e nenhum caso ainda confirmado. José Geraldo de Freitas Drumond frisa que não há razão para pânico, uma vez que tudo está sob controle.
Ainda no que diz respeito à Influenza H1N1 por proposição do vereador Frank Cabeleireiro (PMDB), acontece amanhã quarta-feira, 19, às 19h30 no plenário da camara municipal audiência pública para discutir com algumas autoridades constituídas do município na área da saúde o tema em questão.