O vereador Marlon Xavier (PTC), usou a tribuna da Câmara nesta terça-feira 14, para pedir atenção do município à saúde de Montes Claros.
- Os especialistas médicos estão em greve e a situação se agravou nesta gestão. Além da greve, houve corte de gratificações, corte de insalubridade e hora extra. Isso faz com que a greve perdure ainda mais e a situação é preocupante – disse.
Para Marlon, que preside a Comissão de Saúde da Câmara, a reivindicação dos profissionais é mais do que justa.
- Os médicos reivindicam correção do pagamento, que não condiz com o piso salarial dos médicos da rede nacional e fica muito aquém do que seria o justo, as horas de trabalho, a estrutura de trabalho e a valorização da categoria. Não se chama para uma conversa ou um acordo. Fica aqui o nosso protesto em relação a não atuação desta administração junto aos profissionais do hospital Alpheu de Quadros.
POLITICAGEM
O vereador anunciou ainda que entrará com requerimento para que o secretário de Estado da Saúde tome providências em relação ao Hospital das Clínicas Mário Ribeiro, que apesar de pronto e disponível para atendimento,não recebe credenciamento do SUS.
-É um hospital que tem toda uma tecnologia pronta, de ponta, hospital com vários leitos, CTI, maternidade, enfim, é um hospital completo, que está pronto para a sociedade, e não está sendo utilizado. Esta Casa tem a responsabilidade de saber e de informar se o motivo do não credenciamento é apenas politicagem- denunciou o vereador.
Ainda de acordo com o vereador, a comissão tratará também do retorno da gestão plena de saúde para o município.
- Na saúde temos que ser republicanos. Todos nós temos que fazer a confluência de esforços para que o sistema funcione – finalizou. (Márcia Vieira)