Governo vem anunciar liberação de recursos para combate à seca

Jornal O Norte
Publicado em 16/11/2007 às 09:18.Atualizado em 15/11/2021 às 08:22.

Edmilson Guimarães


Repórter


onorte@onorte.net



Os deputados federais eleitos na região e os estaduais que compõem a bancada do Norte, representada pelos deputados Paulo Guedes e Ruy Muniz, foram recebidos em audiência quarta-feira, em Brasília-DF, pelo ministro da Integração Regional, Gedel Vieira Lima, e solicitaram medidas imediatas de combate aos efeitos da seca na região. A maioria dos municípios já decretou estado de emergência.



null


Deputados federais e estaduais votados no Norte de Minas participam


de audiência
no ministério da Integração Nacional



Ficou definido que nos próximos dias será realizada uma reunião em Montes Claros, com a participação de representantes dos governos federal e estadual, quando deverão ser anunciados medidas e recursos emergenciais para amenizar os efeitos da estiagem.



Participaram da audiência os deputados federais Virgílio Guimarães, Jairo Ataíde, Humberto Souto, Nárcio Rodrigues, Márcio Reinaldo, Aracely de Paula e José Santana, e os estaduais Paulo Guedes e Ruy Muniz. Ao expor ao ministro a situação provocada na região pelo longo período sem chuvas, o que já provocou a destruição de lavouras, rios secos e morte de animais, os deputados receberam a garantia de que haverá uma intervenção do governo federal, através do ministério, em favor dos produtores rurais e das famílias atingidas.



Na reunião que será realizada em Moc, possivelmente já na semana que vem, serão definidas quais as medidas serão tomadas e de onde virão os recursos emergenciais. O deputado Virgílio Guimarães recebeu do grupo a missão de trazer para o encontro as autoridades do governo federal. Gestões no mesmo sentido junto ao governo de Minas serão feitas pelo deputado Nárcio Rodrigues.



60 MILHÕES EM EMENDAS



Os mesmos deputados que foram recebidos pelo ministro da Integração Regional participaram de uma reunião onde ficou definido que serão apresentadas duas emendas de bancada ao orçamento da União para 2008 beneficiando o Norte de Minas com no mínimo 60 milhões de reais. A definição final dos valores das duas emendas depende ainda de que seja estipulado o valor total dos recursos que serão destinados a Minas Gerais no orçamento.



A primeira emenda, no valor que pode variar entre R$ 30 e 38 milhões, será destinada à Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros. O dinheiro seria investido em pesquisa e na ampliação do número de cursos e vagas oferecidas pela universidade.



Outra emenda, no valor mínimo de 30 milhões de reais, destina recursos para a construção de barragens, abertura de cisternas, perenização de rios e perfuração e equipamento de poços artesianos.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por