O governo federal vai publicar nesta sexta-feira uma proposição legislativa prevendo reajuste salarial a diferentes categorias do Executivo cujos aumentos negociados ainda não foram cumpridos este ano. Auditores da Receita Federal, médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e auditores fiscais do trabalho estão entre as carreiras que devem ser beneficiadas.
Segundo o governo, os reajustes já estão incluídos na previsão orçamentária de 2017 e não foram promovidos antes porque o governo queria confirmar que não trariam riscos para o cumprimento das metas fiscais deste e do próximo ano.
SEM APROVAÇÃO
Os reajustes de algumas categorias chegaram a ser enviados pelo governo nos meses anteriores por meio de projeto de lei, mas não foram aprovados pelo Congresso. É o caso dos auditores e analistas tributários da Receita, cujo Projeto de Lei, encaminhado em março, foi alterado pelos parlamentares e sofreu críticas dos servidores sobre as mudanças.
São acordos que valem por quatro anos na maioria dos casos, dois para algumas categorias. Ao longo do próximo ano não deveremos ter edição de novos reajustes. Eles estavam, na sua maioria, previstos para agosto. Fomos segurando isso até dezembro e já não vai mais impactar este ano, mas de 2017 em diante - afirmou.