A busca de uma solução para os pagamentos em atraso das parcelas do Transporte Escolar para que os serviços sejam mantidos nos municípios do Norte de Minas, foi a pauta da reunião realizada nesta quinta-feira (14), em Belo Horizonte, entre o Governo de Minas, através da secretaria de Governo (Segov), representada pelo subsecretário Marco Antônio Viana Leite, e uma comitiva de prefeitos do Norte de Minas organizada pelo presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), Luiz Rocha Neto, prefeito de São Francisco.
Na reunião ficou acertada que, no prazo de 15 dias, o Governo irá liberar uma parcela do transporte escolar. Para o próximo mês, o subsecretário Marco Antônio Viana disse que todo esforço será feito para que sejam liberadas mais duas parcelas. Ele informou que o governo está empenhado neste primeiro momento em atender a área da saúde, mas que isso não quer dizer que o atendimento ao Transporte Escolar esteja esquecido.
- O valor do repasse para o transporte escolar chega R$ 31 milhões, mas devido à queda na arrecadação, e como o governo não tinha esse dinheiro em caixa, ocorreu o atraso nos repasses das parcelas dos meses de maio e junho – esclarece o superintendente de Planejamento e Finanças do Estado, Silas Fagundes.
O presidente da Amams, Luiz Rocha Neto, disse que o pagamento de uma parcela para este mês e a promessa de pagar mais duas no próximo mês, vai ajudar a amenizar o drama das prefeituras em relação à manutenção dos veículos que levam e trazem os estudantes diariamente no trajeto escola/casa.
Ainda segundo Luiz Rocha, a Amams continuará mobilizada e atenta para garantir que os recursos para o transporte escolar sejam mantidos, porém, ressalta importância da classe se manter sempre unida.