Montes Claros está entre os beneficiados com o programa do governo do Estado, o que aumenta as esperanças de que a prefeitura finalmente combata os problemas nas vias públicas do centro urbano e nas estradas vicinais que cortam o município
Eduardo Brasil
Repórter
www.onorte.net/eduardobrasil
Onze municípios do Norte de Minas foram atendidos na terceira etapa do Fundomaq - Programa Máquinas para o Desenvolvimento. Nesta etapa foram beneficiados os municípios de Montes Claros, Bocaiúva, Capitão Enéas, Gameleiras, Josenópolis, Luislândia, Pai Pedro, Pirapora, Porteirinha, Várzea da Palma e Verdelândia, que pela segunda vez é assistida pela iniciativa do palácio da Liberdade.
A entrega foi feita pelo governador Aécio Neves, nesta semana, que anunciou a manutenção da isenção de ICMS para as prefeituras adquirirem máquinas e equipamentos até 2008, permitindo a renovação das frotas municipais.
REPERCUSSÃO
Em Montes Claros, a decisão do governador foi elogiada na câmara municipal. Vereadores usaram a tribuna ressaltando que, agora, a prefeitura finalmente poderá reparar as ruas e as estradas rurais do município, em precário estado de conservação.
- Agora, o prefeito não tem mais a desculpa de que falta maquinário para fazer os serviços. Depois, a câmara municipal aprovou a liberação de novos recursos financeiros para as obras, medida que assegura ao prefeito todas as condições para que realize os trabalhos com a qualidade necessária, acabando com um problema que se tornou crônico desde que ele assumiu o comando de Montes Claros – observaram.
De acordo com o governador Aécio Neves, a idéia é manter até 2008 a isenção total de ICMS para a aquisição feita diretamente pelas prefeituras.
- Pelo menos 85% dos municípios mineiros adquirirão equipamentos que só teriam condições de adquirir através desse esforço - disse ele, ao anunciar sua decisão.
O governador lembrou também que o programa Máquinas para o Desenvolvimento é financiado pelo Fundomaq, uma linha de crédito criada especialmente para este fim pelo BDMG - Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais. Até agora já foram investidos pelo governo do Estado R$ 213 milhões no programa. (Com da Agência Minas)