Os governadores de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Alagoas, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal se reuniram ontem com o presidente Michel Temer para discutir a construção de uma proposta conjunta de reforma da Previdência.
De acordo com os governadores, a Previdência de todos os estados está entrando em colapso. Alegam que o modelo está errado e que é preciso ser corrigí-lo. Uma outra reunião entre os governadores de todos os estados será realizada na próxima quinta-feira (13), em Brasília, para discussão de medidas de adequação das regras da Previdência. O resultado do encontro será apresentado ao governo federal com o objetivo de contribuir para a proposta final que será encaminhada ao Congresso Nacional.
Os governadores afirmam que estão em sintonia com o governo federal no entendimento de que a reforma é o principal instrumento para se combater o déficit fiscal no País. Aumentar impostos, segundo eles, é inibir o crescimento da economia e que por isso a posição correta seria não aumentar impostos e corrigir o déficit público.