Edmilson Guimarães
Repórter
onorte@onorte.net
Em audiência que terminou no início da noite de ontem, quarta-feira, no Palácio da Liberdade, o governador Aécio Neves recebeu pela primeira vez em conjunto os oito deputados estaduais eleitos pelo Norte de Minas, que integram a bancada do Norte. Aécio Neves elogiou a atitude dos deputados de trabalhar em conjunto pelo desenvolvimento de Montes Claros e da região, e classificou a decisão dos parlamentares como uma demonstração de maturidade política. Em documentos assinados por toda a bancada, os deputados apresentaram nove pedidos ao governador, que eles consideram prioritários para o crescimento da região.
Aécio Neves recebe em audiência os deputados da bancada do Norte: Ana Maria, Arlen Santiago, Carlos Pimenta, Gil Pereira, Paulo Guedes, Ruy Muniz, Tadeu Leite, bem como a secretária Elbe Brandão
Cada parlamentar ficou responsável por justificar um dos pedidos conjuntos feitos ao governador. Ruy Muniz solicitou a liberação de 20 milhões de reais como verba suplementar ao orçamento da Unimontes, dinheiro que deverá ser investido principalmente no aumento do número de vagas oferecidos pela universidade em Moc e região.
BARRAGEM E PRO-HOSP
O deputado Gil Pereira solicitou que o governo de Minas, através da Cemig, atue como parceiro da Codevasf na implementação do projeto de construção da barragem de Jequitaí. Coube ao deputado Arlen Santiago reivindicar a ampliação de recursos do Pro-Hosp na região, para aumentar os investimentos nos hospitais, e ingerência do governo de Minas junto ao governo federal para aumentar os valores da tabela do Sus. Já a deputada Ana Maria pleiteou o asfaltamento de 34 quilômetros na região de Montezuma, que possibilitará a ligação asfáltica entre os vales do São Francisco, Rio Verde e Jequitinhonha.
(fotos: Wellington Pedro/ Imprensa MG
Tadeu Leite solicitou a interferência do governo para a conclusão das obras de pavimentação da Estrada da Produção. O deputado Carlos Pimenta reivindicou que o 10° Batalhão de polícia de Moc passe a cuidar exclusivamente da segurança do município, com um novo batalhão sendo criado para atender aos demais municípios. Investimentos na segurança também foram defendidos pelo deputado Paulo Guedes, que pediu aumento nos recursos para segurança pública em toda a região e em particular nas cidades que fazem fronteira com outros estados. Já Elbe Brandão defendeu a criação de um fundo especial que possibilite que todos os recursos do ICMS arrecadados através da Usina de Irapé sejam investidos no Norte de Minas.
HOSPITAL DO IPSEMG
Em conjunto, atendendo reivindicação da câmara municipal de Moc, os deputados solicitaram ainda a construção de um hospital regional do Ipsemg na cidade.
Aécio Neves garantiu que vai se empenhar para atender a todos os pedidos feitos pela bancada do Norte, e pediu aos deputados que se reúnam para, de imediato, selecionar alguns hospitais da região que vão receber recursos adicionais para melhorar o atendimento à população.
Foi a primeira vez que uma bancada norte-mineira foi recebida em conjunto pelo governador de Minas, o que pode ser considerado um marco histórico na política regional. Participaram do encontro, além dos novatos Ruy Muniz e Paulo Guedes, os deputados Carlos Pimenta, Gil Pereira, Tadeu Leite, Elbe Brandão, Arlen Santiago e Ana Maria.