Vanelle Oliveira
Repórter
Durante a inauguração do novo auditório da Amams - Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, nesta quinta-feira, 2, que leva o nome do deputado Aécio Ferreira da Cunha, pai do ex-governador e senador eleito, Aécio Neves, o governador reeleito Antônio Anastasia anunciou a consolidação da secretaria extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas.
Fotos: Vanelle Oliveira
O governador reeleito pretende permanecer com secretaria
do desenvolvimento do Norte de Minas
Segundo Anastasia, a partir da aprovação da Lei Delegada na ALMG, que representa um instrumento legítimo e constitucional, será dada a permanência da pasta que passará a se chamar secretaria para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas.
- A região Norte do estado bem sabe que poderá contar com nosso governo, com um trabalho único que será realizado de modo solidário, garantiu.
O anfitrião Valmir Morais, presidente da Amams, representando os 92 prefeitos que compõe a associação, disse ter certeza de que o governador apoiará todos os municípios do Norte de Minas independentemente de terem feito ou não parte da base do governo.
Quanto à composição do seu secretariado, Anastasia informou que ainda não tem nada definido e que os nomes serão divulgados até o final de dezembro.
- Tenho certeza de que todas as regiões mineiras devem estar contempladas no secretariado, garantiu.
HOMENAGEM
Num discurso emocionado, Aécio Neves agradeceu a homenagem prestada a seu pai, falecido no último dia 03 de outubro, e disse ser muito importante para ele que os norte-mineiros se lembrem que seu pai, Aécio Cunha, que se dedicou por mais de 32 anos como deputado e outros tantos como militante em defesa da região.
- Ele foi o grande inspirador da criação da secretaria extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas e, até seus últimos dias de vida, trabalhava por mais recursos para essas regiões.
Aécio, Anastasia e Valmir: Após a vitória nas urnas, Aécio e Anastasia voltam a firmar compromisso com municípios do Norte de Minas
Segundo o senador eleito, seu pai, Aécio Cunha, foi um dos maiores estimuladores para que o governo investisse, como investiu durante os oito anos em que esteve à frente do governo de Minas, quase três vezes mais per capta no Norte, Jequitinhonha e Mucuri do que nas regiões tidas como mais ricas do estado.
- Ele me introduziu nessa região logo no início de minha caminhada política e eu serei, até o final dela, leal aos seus exemplos. Portanto, essa homenagem que a Amams faz a meu pai é uma homenagem a um homem público completo, íntegro que tinha um enorme amor por sua gente. São esses exemplos que eu quero levar por toda minha vida, agradeceu.
FPM
Para os prefeitos da Amams, Aécio disse que como senador da República espera ser lembrado como o político que defenderá os municípios brasileiros com maior vigor do que qualquer outro. Segundo o ex-governador, a primeira proposta que pretende apresentar é a recuperação real do fundo de participação dos municípios para fortalecer, principalmente, os pequenos e médios.
- Vamos reconstruir, a partir do Congresso Nacional, um novo pacto federativo. Não é possível mais continuar a viver numa condição onde 70% dos recursos estejam concentrados nas mãos da União em detrimento dos estados e municípios, prometeu.