O deputado estadual Arlen Santiago participou de reunião com o diretor de Distribuição e Comercialização da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Ricardo José Charbel, na última quarta-feira (27), junto aos diretores da fábrica Italmagnésio Nordeste S/A, ao prefeito de Várzea da Palma, no Norte de Minas, Eduardo Monteiro de Morais, e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade e do estado, no intuito de viabilizar o parcelamento das dívidas da empresa e possibilitar sua reabertura.
A companhia, instalada na cidade, está fechada desde o ano de 2014, por falta de energia elétrica. Criada na década de 70, para produção de ferro-ligas, foi excluída da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) por estar inadimplente e, consequentemente, teve o fornecimento interrompido.
De acordo com o presidente da Italmagnésio, Giuseppe Trincanato, quando foi fechada, a dívida somava R$ 95 milhões. A empresa está no mercado livre de energia desde 2004, quando fechou contrato de dez anos com a Cemig.
Na reunião, Arlen Santiago ressaltou a importância da reabertura da Italmagnésio na cidade, tendo em vista que a companhia poderá quitar as dívidas trabalhistas com os antigos funcionários, gerar empregos e alavancar a economia na região.
- A volta da empresa representará um incremento importante na geração de emprego e renda em Várzea da Palma, já que a Italmagnésio empregava mil trabalhadores diretos, gerava outros 4 mil empregos indiretamente e representava cerca de 40% da economia local - afirmou o parlamentar.
Ricardo José Charbel recebeu a proposta e analisará a sua viabilidade junto à diretoria da Cemig. A expectativa é que, em breve, a população de Várzea da Palma possa voltar a contar com os serviços da Italmagnesio no município.