O diretor executivo da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG, juiz Paulo de Tarso Tamburini Souza, participará, a convite da ONU, da quinta edição do Treinamento Conjunto sobre Assistência Eleitoral Efetiva, que será realizado, entre os dias 23 e 28 de junho, em Maputo, capital de Moçambique.
O evento, promovido pela Comissão Européia, Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, IDEA Internacional, Organização Internacional de Migração e a Agência Canadense Internacional de Desenvolvimento, tem como objetivo aprimorar a eficácia da assistência eleitoral no contexto dos projetos de parceria UC-UNDP utilizando exemplos práticos de outros países.
Em Bruxelas, na Bélgica, o juiz Paulo Tamburini participou da última sessão de treinamento. Na quinta edição do evento, o diretor executivo da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG vai abordar, nas palestras, os seguintes temas: a organização da gestão eleitoral, o mecanismo para resolução de disputas eleitorais e a introdução do sistema de votação eletrônica no Brasil.
A iniciativa engloba as discussões sobre as políticas e procedimentos de acesso, formulação, aprovação, execução e monitoramento de projetos de assistência eleitoral. Aborda ainda questões relacionadas a sistemas eleitorais sustentáveis, processos, eventos de eleições e, no quadro mais amplo, trata da estrutura de governança democrática na qual se realizam as eleições.
O treinamento conjunto sobre assistência eleitoral efetiva é voltado para os membros da comissão Européia e do programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Também abrange funcionários de gerências eleitorais beneficiárias e agências de desenvolvimento de cooperação. ( Da Ascom/TRE-MG)