POR LUIS CLÁUDIO GUEDES
O prefeito de Manga, Anastácio Guedes (PT), passou aqui por Brasília esta semana. Na quarta-feira (26), ele visitou a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Ciceroneado pelo deputado federal e também petista Gabriel Guimarães, Anastácio tenta liberar verbas federais anunciadas para o seu município antes do fim antecipado do mandato da Presidente Dilma Rousseff. Em clima de corrida contra o tempo, os petistas pediram audiência com o presidente da Funasa, Márcio Endles Lima Vale, para solicitar pressa na liberação da última parcela dos recursos para a execução das obras de modernização do sistema de abastecimento de água.
Os antigos e insalubres tubos de amianto serão substituídos por canos de PVC. Convênio entre a prefeitura de Manga e a Funasa, durante a gestão do ex-presidente Antônio Henrique Pires, demitido há quase um mês, previa o repasse R$ 5,4 milhões ao município, mas ainda falta liberar pouco mais de um milhão. É pouco provável que o faça antes do final melancólico do governo petista. Pelo andar da carruagem, a presidente Dilma fica apenas mais duas semanas no cargo.
O clima no governo é de fim de feira e de limpeza das gavetas. Anastácio, que usou em palanque a parceria com o governo federal como garantia de que Manga receberia tratamento privilegiado de Brasília, fica, a partir de agora, órfão do reforço federal. Mas não há muito a perder, durante o governo Dilma o município recebeu mais promessas do que recursos efetivos.
Outro movimento que corrobora a tese de que haveria um chamamento do governo Dilma para que aliados petistas corram a Brasília atrás de verbas foi a passagem aqui pela cidade da vice-prefeita de Miravânia, Sonia Shirley Caldeira Viana, a Soninha. Recebida pelo deputado federal Reginaldo Lopes, ela veio atrás de verba para a construção de uma creche do Programa ProInfância e de ginásio poliesportivo na cidade.
Antes do apagar das luzes do seu governo, Dona Presidenta tenta dar uma mãozinha aos correligionários em dificuldades com as eleições municipais.
(http://www.luisclaudioguedes.com.br)