Fornecimento de água comprometido por falta de recursos
Apesar da estiagem, a falta de água em algumas regiões de Montes Claros não se dá por falta do produto nas barragens e rios que abastecem a cidade, mas por falta de recursos para ampliar o atual sistema,que já não comporta a demanda
Foto: Divulgação![]() Apesar da estiagem, a falta de água em algumas regiões de Montes Claros não se dá por falta do produto nas barragens e rios que abastecem a cidade, mas por falta de recursos para ampliar o atual sistema,que já não comporta a demanda. |
O fornecimento de água em Montes Claros está defasado, segundo fontes ligadas à Copasa, responsável pelo serviço, devido ao não cumprimento dos compromissos com o município por parte do governo federal. De acordo com a fonte, as obras de estruturação continuam no papel por falta de recursos, e o atual sistema não comporta a demanda.
Para entender o problema, em 2013, foram liberados para o município recursos da ordem de R$ 90 milhões, através do Ministério da Integração Nacional, entretanto, deste total, somente um terço foi repassado e não há nenhuma informação sobre o restante dos recursos e se este será ou não liberado. O serviço de ampliação foi paralisado em maio deste ano.
De acordo com a fonte, o problema de abastecimento seria resolvido com as obras de ampliação do Verde Grande, que passariam de 600 litros por segundo para 1.000 litros, e do sistema do Bairro Morrinhos, que passaria de 250 litros por segundo para 400 litros. Atualmente, a demanda diária de água no município é de 950 mil litros por segundo, enquanto que o sistema consegue liberar apenas 820 litros por segundo. A defasagem é de 120 litros por segundo, volume suficiente para atender diariamente uma cidade do porte de Salinas. Nossa reportagem entrou em contato com a Copasa para uma nota de esclarecimento, mas até o fechamento da edição ainda não havia recebido resposta.