Samuel Nunes
Repórter
Manifestantes promoveram em algumas ruas do centro da cidade, prefeitura e câmara municipal manifestação reivindicando o meio passe estudantil. Na câmara municipal a reunião transcorria dentro da normalidade, entretanto, no momento em que pronunciava o pastor Elair do PMDB, manifestantes entraram nas dependências do legislativo municipal.
(foto: XU MEDEIROS)
A vice-presidente da casa, vereadora Rita Vieira, que dirigia a reunião ordinária de ontem, na ausência do presidente vereador Athos Mameluque, PMDB, reconheceu a legitimidade da manifestação, mas, como o regimento interno da câmara municipal não permite aplausos, ou mesmo qualquer manifestação verbal.
Desta forma a reunião foi suspensa por 10 minutos, entretanto, depois de aproximadamente 15 minutos a reunião foi suspensa definitivamente pela vice – presidente, vereadora Rita Vieira temendo algum tipo de adversidade.
GRUPO
Na seqüência um grupo de estudantes foi para as escadarias da prefeitura depois de aproximadamente uma hora, foi recebido pela vice- prefeita Cristina Pereira, e secretários, na manhã de ontem, 31 onde por mais de uma hora discutiram tema relacionado à questão envolvendo a regulamentação da lei do meio passe estudantil.
Participaram desta reunião,representantes de algumas faculdades particulares e também da Unimontes- Universidade Estadual de Montes Claros, e também estudante secundaristas. Na oportunidade os estudantes questionaram a demora do chefe do executivo em colocar em prática algo que já foi aprovado na câmara por ocasião da última legislatura e que no pensamento deles, os estudantes, já deveria já está sendo praticado.
Os membros da comissão questionaram a vice- prefeita e os secretários presentes sobre o porquê da demora uma vez que já se passaram mais de 180 dias da publicação da lei orgânica municipal número 400/08 que institui o passe estudantil para todo o estudante no ensino médio, fundamental, cursos de pós- graduação e técnico.
ENCONTRO
A vice-prefeita Cristina Pereira revelou aos estudantes presentes que é do conhecimento de todo as dificuldades financeiras que o município passa , inclusive que a equipe de transição também passou, relacionada às informações.
A vice-prefeita juntamente com os secretários e o chefe de gabinete Eder Júnior agendaram com os representantes da classe estudantil uma reunião que seria realizada na tarde de ontem, com a comissão permanente objetivando discutir o tema.
O prefeito Luiz Tadeu Leite que se encontrava em viagem na manhã de ontem, receberia esta comissão às 15hs de ontem em seu gabinete.