Prefeitura deixa setor de
segurança patrimonial
desguarnecido
Eduardo Brasil
Repórter
www.onorte.net/eduardobrasil
O vereador Sebastião Pimenta cobra agilidade da prefeitura de Montes Claros na convocação de candidatos classificados em concurso público para o preenchimento de vagas na Guarda Municipal. Segundo ele, o setor está desfalcado de pelo menos trinta guardas, o que tem fragilizado a segurança e a preservação do patrimônio público, constantemente alvo de vândalos e ladrões.
- Existem dezenas de pessoas que passaram no concurso público e que estão desempregadas, na expectativa de serem chamadas para preencher a Guarda Municipal. Existe esse material humano, qualificado e ele deve ser aproveitado, sobretudo neste momento em que a cidade vive o caos da violência, com a criminalidade aumentando de forma assustadora – disse ele.
Guarda municipal continua desfalcada, embora o
município tenha servidores qualificados para o setor
(foto: Wilson Medeiros)
Segundo o vereador, as vagas a serem preenchidas foram abertas por funcionários que encontraram emprego melhor, como em empresas de segurança privada ou até mesmo junto à polícia militar.
- Elas tiveram a sorte de poderem abrir mão do posto no serviço municipal e isso possibilita que outros trabalhadores sejam admitidos.
DESEMPREGO
A admissão dos classificados no concurso, além de reforçar a segurança do patrimônio municipal, e da própria segurança pública, ainda de acordo com Sebastião Pimenta também será importante ao contribuir para que a administração enfrente problemas sociais como o desemprego.
- Montes Claros é hoje uma cidade carente de novos postos de trabalho e todas as oportunidades para que esse problema seja amenizado devem ser aproveitadas, como agora, quando temos algumas dezenas de vagas para a Guarda Municipal – ressalta o parlamentar, frisando que pelo menos quarenta mil pessoas esperam por uma oportunidade no mercado de trabalho em Montes Claros.
MANUTENÇÃO
Sebastião Pimenta defende, finalmente, uma ação permanente e rápida de ocupação das vagas abertas na Guarda Municipal. Para ele, a prefeitura não deve protelar em tomar essa decisão até porque essa situação deve se repetir com as eventuais mudanças de emprego por parte de alguns servidores.
- A Guarda Municipal não poderia estar desfalcada enquanto existem trabalhadores desempregados e aptos através de concurso para ocupar os postos – sublinhou o vereador, que recorreria ainda à secretaria de Planejamento para reforçar o pedido feito ao executivo municipal da tribuna do legislativo.