O presidente da comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, deputado Vanderlei Jangrossi (PP), que esteve em Montes Claros na terça-feira, 27, se mostra preocupado quanto a questão dos investimentos em biodiesel no Estado. Ele se refere sobre as informações sobre a instalação da usina de biodiesel da Petrobrás na região, em fevereiro de 2008.
O deputado demonstrou preocupação quanto à organização dos produtores em cooperativas, a fim de que não vendam os grãos (em especial, a mamona) a intermediários ou destinem a produção a outros estados, como São Paulo.
A falta de matéria prima para a produção do bidiesel fará com que a Petrobrás traga o produto de outras regiões, como o Triângulo Mineiro. A produção na região é de apenas 53 mil toneladas, mas a demanda atual é de 87 mil toneladas.
Segundo a assessoria de imprensa da secretaria Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas, a instituição em parceria com a federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), está capacitando e dando assistência técnica a 2 mil famílias, visando ao plantio de mamona. Um projeto-piloto que pode ajudar os pequenos agricultores do município. ( Com informações da ALMG)