Dos 77 deputados estaduais integrantes da 16ª legislatura, que começa amanhã, quinta-feira, 46 foram reeleitos e 31 se dividem entre novatos, que estréiam agora na vida pública, ou políticos experientes, que já ocuparam vários cargos. Apenas oito deputados estaduais da nova legislatura jamais ocuparam cargo eletivo: Agostinho Patrús Filho (PV), Bráulio Braz (PTB), Deiró Marra (PL), Delvito Alves (PFL), Eros Biondini (PHS), Gláucia Brandão (PPS), Juninho Araújo (PRTB) e Tiago Ulisses (PV).
Entre os mais experientes estão cinco parlamentares que já exerceram mandatos de deputado federal: Ademir Lucas (PSDB), Carlos Mosconi (PSDB), Getúlio Neiva (PMDB), Luiz Tadeu Leite (PMDB) e Zezé Perrela (PSDB).
Além dos 46 deputados estaduais reeleitos, outros cinco já integraram a assembléia legislativa de Minas Gerais. É o caso de Almir Paraca (PT) e Hely Tarqüínio (PV). Ademir Lucas e Luiz Tadeu Leite, além de exercerem mandatos na câmara de deputados, também foram deputados estaduais e prefeitos. Já Antônio Carlos Arantes (PFL) foi eleito suplente na última legislatura (2003-2007), e exerceu mandato entre 21 de fevereiro e 30 de março de 2006.
O Norte de Minas elegeu a maior bancada de sua história. Tomam posse amanhã oito deputados estaduais eleitos pela região: Ana Maria, Arlen Santiago, Carlos Pimenta, Elbe Brandão, Gil Pereira, Paulo Guedes, Ruy Muniz e Tadeu Leite.
DEZESSETE PARTIDOS ESTARÃO REPRESENTADOS NA ASSEMBLÉIA
Dezessete partidos vão representar a assembléia legislativa de Minas Gerais a partir desta amanhã, quinta-feira, cinco a mais do que os que integravam o último ano da legislatura passada. O partido com maior representação é o PSDB, com 16 deputados. Apesar de três de seus parlamentares terem sido escolhidos para integrar o secretariado do governador Aécio Neves, serão substituídos por outros três suplentes do PSDB, mantendo o tamanho da bancada.
Serão empossados amanhã, 1º de fevereiro, os deputados tucanos Fahim Sawan, Elbe Brandão e Marcus Pestana, escolhidos, respectivamente, para a secretaria de estado de Esportes e Juventude, secretaria Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, São Mateus e do Norte de Minas, e secretaria da Saúde. Assim que se licenciarem do mandato para assumir os cargos no executivo, serão substituídos por Irani Barbosa, Rêmolo Aloise e Ronaldo Magalhães, do mesmo partido.
O deputado Dilzon Melo - PTB vai ocupar a secretaria de estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana. Em razão disso, três deputados do PTB serão empossados no dia 1º de fevereiro, mas apenas dois continuarão efetivos. Com a saída de Dilzon, o PP irá aumentar sua bancada de quatro para cinco integrantes, com a posse de Vanderlei Jangrossi (PP), quarto suplente da coligação PP-PTB-PFL-PSDB.
Apesar de ter eleito apenas sete deputados estaduais, o PFL iniciará a 16ª Legislatura com a segunda maior bancada. Em janeiro, recebeu as filiações dos deputados Antônio Carlos Arantes (ex-PSC), Delvito Alves (ex-PSC) e Maria Lúcia (ex-PMN). O terceiro lugar em tamanho de bancadas é dividido pelo PMDB e PT, cada um com nove deputados eleitos. O PV será a quarta maior bancada, com sete integrantes.
Os demais partidos representados na Assembléia serão o PDT e PP (cinco deputados cada); PPS (quatro); PTC, PTB e PSC (dois parlamentares cada); PCdoB, PL, PRTB, PHS, PMN e PSB (um deputado cada).
OS DEZ CANDIDATOS MAIS VOTADOS
Entre os dez deputados mais votados em 1° de outubro, dois foram eleitos para o primeiro mandato: Marcus Pestana (PSDB), ex-secretário de Estado da Saúde, e Agostinho Patrús Filho. Compõem ainda a lista o atual presidente da ALMG, deputado Mauri Torres e uma mulher, a deputada Elbe Brandão:
Dinis Pinheiro (PSDB) - 132.259
Mauri Torres (PSDB) - 127.706
Weliton Prado (PT) - 121.336
Arlen Santiago (PTB) - 108.556
Marcus Pestana (PSDB) - 104.116
Elbe Brandão (PSDB) - 102.583
Gil Pereira (PP) - 100.442
Agostinho Patrús Filho (PV) - 99.805
Domingos Sávio (PSDB) - 96.527
Alberto Pinto Coelho (PP) - 95.850
REPRESENTAÇÃO PARTIDÁRIA
PSDB: 16 deputados.
PFL: 10 deputados.
PMDB: 9 deputados.
PT: 9 deputados.
PV: 7 deputados.
PDT: 5 deputados.
PP: 5 deputados.
PPS: 4 deputados.
PTC: 2 deputados.
PTB: 2 deputados.
PSC: 2 deputados.
PCdoB: 1 deputado.
PL: 1 deputado.
PHS: 1 deputado.
PMN: 1 deputado.
PRTB: 1 deputado.
PSB: 1 deputado.
NÚMERO DE MULHERES DIMINUI
A 16ª Legislatura contará com sete deputadas estaduais, sendo que uma delas, Elbe Brandão (PSDB), deverá se licenciar a fim de ocupar a Secretaria Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, São Mateus e do Norte de Minas. Na última legislatura, eram nove as deputadas.
Das sete deputadas estaduais a serem empossadas em 1º/2/07, quatro foram reeleitas, e três vão exercer o primeiro mandato. As eleitas para a 16ª Legislatura são: Elbe Brandão (PSDB), Rosângela Reis (PV), Ana Maria Resende (PSDB), Elisa Costa (PT), Gláucia Brandão (PPS), Cecília Ferramenta (PT) e Maria Lúcia (PFL), sendo que Rosângela Reis, Gláucia Brandão e Maria Lúcia foram eleitas para o primeiro mandato. Eleitas:
- Ana Maria Resende
- Cecília Ferramenta
- Elbe Brandão
- Elisa Costa
- Gláucia Brandão
- Maria Lúcia
- Rosângela Reis
EMPRESÁRIOS, ADVOGADOS E PROFESSORES SÃO MAIORIA
Com a nova composição da ALMG a partir da 16ª Legislatura, que começa nesta quinta-feira (1o/2/07), a Casa terá, entre seus 77 deputados, 20 empresários; outros 18 tiveram ou têm atuação na área jurídica, são bacharéis em Direito ou advogados. Há ainda dez médicos, 18 professores e dez produtores rurais, além de cinco engenheiros e cinco jornalistas/radialistas.
Vários parlamentares exercem ou exerceram mais de uma atividade profissional, por isso seus nomes constam em mais de uma lista:
Empresários: 20
- Adalclever Lopes
- Agostinho Patrús Filho
- Antônio Júlio
- Bráulio Braz
- Deiró Marra
- Djalma Diniz
- Elmiro Nascimento
- Gustavo Valadares
- Inácio Franco
- Irani Barbosa
- Jayro Lessa
- Leonardo Moreira
- Luiz Humberto Carneiro
- Luiz Tadeu Leite
- Mauri Torres
- Ruy Muniz
- Tiago Ulisses
- Vanderlei Miranda
- Zé Maia
- Zezé Perrela
Direito (bacharéis, advogados, defensores): 18
- Ademir Lucas
- Antônio Júlio
- Arlen Santiago
- Carlin Moura
- Djalma Ribeiro
- Deiró Marra
- Délio Malheiros
- Delvito Alves
- Dimas Fabiano
- Dinis Pinheiro
- Getúlio Neiva
- Gustavo Corrêa
- Gustavo Valadares
- Ivair Nogueira
- Luiz Tadeu Leite
- Sebastião Costa
- Tiago Ulisses
- Zé Maia
Professores: 18
- Almir Paraca
- Ana Maria Resende
- Carlos Mosconi
- Djalma Diniz
- Durval Ângelo
- Elbe Brandão
- Gláucia Brandão
- Lafayette Andrada
- Luiz Tadeu Leite
- Marcos Pestana
- Maria Lúcia
- Padre João
- Paulo Guedes
- Rosângela Reis
- Ruy Muniz
- Sávio Souza Cruz
- Sebastião Costa
- Sebastião Helvécio
Médicos: 10
- Arlen Santiago
- Carlos Mosconi
- Carlos Pimenta
- Doutor Viana
- Hely Tarqüínio
- Rinaldo Valério
- Fahim Sawan
- Neider Moreira
- Ruy Muniz
- Sebastião Helvécio
Produtores rurais: 10
- Antônio Carlos Arantes
- Dilzon Melo
- Dimas Fabiano
- Domingos Sávio
- Elmiro Nascimento
- Inácio Franco
- Leonardo Moreira
- Luiz Humberto Carneiro
- Mauri Torres
- Ronaldo Magalhães
Engenheiros: 5
- Elisa Costa
- Fábio Avelar
- Ivair Nogueira
- Rômulo Veneroso
- Sávio Souza Cruz
Administradores de empresas: 4
- Alberto Pinto Coelho
- Gil Pereira
- Walter Tosta
- Wander Borges
Jornalistas/radialistas: 5
- Alencar da Silveira Jr.
- Carlin Moura
- Getúlio Neiva
- Juninho Araújo
- Luiz Tadeu Leite
Suplentes:
Irani Barbosa: empresário
Rêmolo Aloise: médico
Ronaldo Magalhães: produtor rural
Vanderlei Jangrossi: projetista e técnico em mecânica
Fonte: Assessoria de Imprensa da ALMG