Se depender da atual gestão, a população do entorno do bairro Vargem Grande não verá a avenida Vicente Guimarães concluída tão cedo. O secretário de Infraestrutura e Planejamento e Urbano, Guilherme Guimarães, disse a O NORTE que a “obra não é prioritária para a administração”. Sem falar em prazos, Guilherme admitiu que a secretaria está trabalhando apenas com as obras que têm convênios e recebem aporte do governo do estado.
Em 2016, a construtora responsável, a Elmorais, que venceu a licitação, realizou todas as etapas da obra, incluindo drenagem, terraplenagem e pavimentação. Cerca de R$ 6 milhões foram investidos no serviço, cuja licitação e contrato foram acompanhados pelo Ministério Público.
Para liberar a pista seria necessário apenas a colocação de um semáforo, de acordo com um servidor municipal que pediu para não ser identificado. A obra não estaria recebendo atenção por motivos políticos, “porque foi feita pelo prefeito anterior”, ainda de acordo com o mesmo servidor.
O motociclista J. A. P. foi flagrado pela reportagem ao fazer a conversão e entrar pela pista. Questionado sobre o risco de acidente ao utilizar a via, ele justificou. “Eu passo por aqui porque encurta o caminho. A prefeitura não termina o serviço e estou cansado de esperar”, disse.
Ao ser informado de que a administração não tem intenção de liberar a pista, o morador ficou surpreso. “Não esperava esse descaso com o nosso bairro que já é tão sacrificado. Fiquei esperançoso quando fizeram isso aqui”, desabafou.